Kaleydos
AMAZÔNIA EM CASA, FLORESTA EM PÉ

Campanha promove produtos sustentáveis da floresta amazônica

“Amazônia em casa, Floresta em pé” disponibiliza produtos da gastronomia, arte e artesanato amazônico por meio do Mercado Livre; cada compra contribui para conservar a floresta e gerar renda para suas populações

Sabia que, com um clique, você pode comprar produtos de negócios que conservam a floresta amazônica, geram renda para as suas populações e valorizam seus saberes tradicionais? Isso é possível por meio da campanha Amazônia em casa, Floresta em pé, que acontece durante todo setembro, mês em que se comemora, no dia 5, o Dia da Amazônia. Os produtos estão disponíveis para compra pelo Mercado Livre neste link.

A iniciativa mostra uma face da floresta pouco conhecida pelo público em geral. Que são os ativos e recursos naturais que podem ser usados de modo sustentável. Ativos cada vez mais usados na produção de cosméticos, arte, acessórios e itens de decoração, óleos e alimentos que ajudam a manter a floresta em pé, geram trabalho e renda para suas comunidades e valorizam os seus saberes tradicionais.

“A Amazônia oferece produtos incríveis, que são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. O grande desafio é construir uma nova economia regional por meio de empreendedores e negócios sustentáveis, que geram renda e qualidade de vida para comunidades locais que ajudam a conservar a floresta. Nosso maior objetivo com a campanha é oferecer a possibilidade de conectar um pouco mais os brasileiros com a floresta amazônica.”

(Mariano Cenamo, coordenador do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da PPA e diretor de novos negócios do Idesam)

A comercialização via Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce e tecnologia financeira da América Latina, contribui para tornar esses produtos acessíveis a um público consumidor mais amplo. Os produtos estão em destaque na plataforma e podem ser comprados diretamente das marcas participantes. Também podem ser adquiridas cestas temáticas que agregam vários desses produtos. Assim, cada compra contribui para o desenvolvimento sustentável da região.

A campanha dará visibilidade a marcas do  do portfólio do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia, assim como de empreendedores do projeto piloto do Bloco de Acesso a Mercado, fruto do Lab Amazônia, uma iniciativa da Climate Ventures e do Idesam.

Mas o objetivo é que a campanha seja apenas o ponto inicial para um movimento permanente. Ao qual poderão se unir outros parceiros e marcas que tenham compromisso com produção sustentável, conservação da floresta e geração de trabalho e renda.

A campanha conta com apoio institucional do Fundo Vale, ICS, Clua e Instituto Humanize. Integram-se também à iniciativa AmazôniaHub, Instituto AUÁ e Biobá Plataforma SocioBio, parceiros fundamentais também na operacionalização de toda a campanha.

Conheça as marcas que participam da companha

Cacauway, Café Apuí Agroflorestal, Chocolates De Mendes, Da Tribu, D´Amazônia Origens, Farofa da Amazônia, Floresta em Pé, Manioca, Na’kau, Instituto Ouro Verde, Peabiru Produtos da Floresta, Seringô, Simbioze Amazônica, Taberna da Amazônia, Terramazonia e Tucum.

Leia também

Economia da floresta em pé: empreender preservando a natureza é possível

Entenda a bioeconomia: selecionamos quatro vídeos para você ficar por dentro

Pesquisa revela que consumidores realmente preferem comprar produtos sustentáveis


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.