Recoffee Design aposta em conceito Upcycling para fazer brincos, relógios e até revestimentos sustentáveis.

Uma das bebidas mais consumidas no mundo e queridinha dos brasileiros, o café gera cerca de 20 milhões de toneladas de resíduos por ano em todo o mundo, segundo pesquisa da Universidade de Navarra, na Espanha. A borra de café, que normalmente vai parar no lixo orgânico, pode se transformar em diversas utilidades, como as biojoias e objetos de decoração desenvolvidos pela Recoffee Design. Além de bonitas, as peças se inspiram em um modelo de negócio conhecido como Upcycling, que dá um novo uso e propósito a um produto que seria descartado e acrescenta um valor agregado.

Com design minimalista e geométrico, as peças são exclusivas e de características únicas. “Assim como o desenvolvimento do material, meu processo de criação também é bastante experimental. Gosto de me debruçar no ateliê, cortar e lixar as peças para ir compondo os elementos. Assim vão surgindo novas ideias e produtos”, conta Ana Paula Naccarato, sócia e responsável pela produção, que é baseada em aglutinantes naturais e resíduo de café.

[mks_button size=”large” title=”Continue lendo no Ciclo Vivo” style=”squared” url=”http://ciclovivo.com.br/arq-urb/design/borras-de-cafe-sao-transformadas-em-biojoias-e-objetos-de-decoracao/” target=”_blank” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]