A expectativa do Sebrae é beneficiar diretamente os pequenos negócios prontos para receber investimento

Da Agência Sebrae de Notícias

Ter acesso a capital é um desafio para a maioria das micro e pequenas empresas. De olho nessa realidade, o Sebrae desenvolveu o Projeto Capital Empreendedor, que está levando uma série de ações a empreendedores de cinco estados brasileiros (SP, ES, MA, MT e PR), com o objetivo de encurtar as distâncias entre os donos de pequenos negócios e os investidores. O projeto conta com a participação de investidores-anjo, aceleradoras, plataformas de equity crowdfunding, fundos de investimento, empresas investidas e assessores jurídicos.

A primeira etapa, que consiste no lançamento do projeto e tem por objetivo a sensibilização de empresários e investidores locais para o tema capitalização, foi realizada em Cuiabá, Vitória e São Luís. O estágio seguinte, que é a Semana do Capital Empreendedor, exclusivo para colaboradores do Sebrae, já foi concluído em quatro estados, restando apenas a realização em São Luís, programada para os dias de 27, 28 a 29 de agosto.

Na sequência serão promovidos workshops para os pequenos negócios, voltados para orientar os empreendedores sobre as formas de capitalização disponíveis e o processo de negociação com investidores. Essa etapa já foi realizada em São Paulo e contará, em setembro, com edições em Cuiabá, Vitória, São Luís e Curitiba.

A expectativa é que sejam capacitadas, nos cinco encontros, em torno de 150 empresas. A etapa final do projeto acontecerá em um super evento em São Paulo, no dia 31 de outubro. Estarão presentes cinco startups selecionadas em cada estado que recebeu o Projeto Capital Empreendedor, totalizando 25 empresas. Os empreendedores terão a chance de apresentar seus negócios a investidores e players do ecossistema. Uma oportunidade única, já que pelo menos 40% das startups que fecharam as portas nos últimos três anos apontaram a dificuldade de acesso a capital como principal razão, segundo pesquisa feita pelo programa InovAtiva Brasil.

Perfil do empreendedor

Sandro Ferrari, CEO e Founder da startup Invest Amigo, foi um dos participantes do Workshop dos Empreendedores, realizado em São Paulo, na primeira semana de agosto. A Invest Amigo é uma plataforma onde o empresário se cadastra em uma “vitrine de produtos”, assim o investidor poderá escolher o negócio que despertar seu interesse. “Nossa solução é conectar negócios locais a investidores e consumidores locais sem a necessidade de um banco. Por isso, o Capital Empreendedor é importante para nós. O workshop me preparou para lidar com investidores e fundos de investimentos. Assim, podemos fazer parceiras saudáveis e de longo prazo”, ressalta Ferrari. A Invest Amigo está sendo desenvolvida há três anos e, agora, está em fase de preparação para entrar no mercado.

O público participante do Workshop dos Empreendedores de São Paulo foi formado, principalmente, por jovens empresários – 40% tinham de 25 a 34 anos, com pós-graduação completa ou cursando (66,7%) e em sua maioria, homens (92,6%). Esse perfil foi traçado a partir de pesquisa realizada com as 29 empresas que participaram da etapa paulista. Segue abaixo a agenda do Capital Empreendedor.

Serviço:

Cuiabá – MT
04 a 06/09 – Workshop dos Empreendedores
Local: Sede do Sebrae Cuiabá

Vitória – ES
11 a 13/09 – Workshop dos Empreendedores
Local: Sede do Sebrae Vitória

São Luis – MA
27 a 29/08 – Semana do Capital Empreendedor
Exclusivo para colaboradores do Sebrae.

24 a 26/09 – Workshop dos Empreendedores
Local: Sede do Sebrae São Luis

Curitiba – PR
19 a 21/09 – Workshop dos Empreendedores
Local: Sede do Sebrae Curitiba

São Paulo – SP
31/ 10 – Circuito Final – Participação das cinco empresas melhor classificadas em cada estado
Local: Palácio Campos Elísios – SP