Kaleydos
Casa dos Caipiras

Casa dos Caipiras fortalece a economia criativa de Pardinho e região

Valorização da cultura raiz gera impacto econômico na região e apoia artistas

Desde a sua fundação em 2005, o Instituto Jatobás acredita que é por meio do desenvolvimento do território que acontecem transformações efetivas e que se gera impacto positivo na vida das pessoas. Por isso, o Instituto tem forte atuação no município de Pardinho (SP) e região, sempre se baseando no conceito e na prática do desenvolvimento sustentável e da cultura local. Uma das suas atuações nesse território é o desenvolvimento da Casa dos Caipiras. A Kaleydos tem participação ativa na co-gestão do negócio, desde o direcionamento estratégico ao posicionamento de marca no mercado.

A cidade de Pardinho é considerada a capital da música raiz e da cultura caipira da Cuesta Paulista, região formada por dez cidades no centro-oeste do Estado de São Paulo, e é reconhecida como um dos berços da música raiz. Foi nessa região e arredores que nasceram nomes como Carreirinho (compositor de Ferreirinha, clássico da música caipira), Tião Carreiro, Tonico e Tinoco, Zé da Estrada, Angelino de Oliveira, Raul Torres e Serrinha, entre muitos outros.

A Casa dos Caipiras fomenta a economia criativa local por meio da valorização da identidade caipira e da divulgação da Música Raiz para todas as regiões do país.

A sua atuação tem crescido e se fortalecido a cada ano e já se podem contar várias iniciativas de sucesso, que apoiam artistas locais.

Live Casa dos Caipiras

Live Casa dos CaipirasEm breve será transmitida uma Live imperdível com a consagrada dupla Teodoro & Sampaio e a artista agenciada pela Casa dos Caipiras, Adriana Farias. Como convidados, se apresentarão jovens talentos que mostram o caráter atemporal e universal da música raiz: Augusto César & Gustavo (São Manoel/SP), João Vitor & Gabriel (Botucatu/SP), Kalebe & David (Botucatu/SP) e Karoline Violeira (Pardinho/SP).

A Live será transmitida pelo canal YouTube Casa dos Caipiras, no dia 16 de agosto de 2020, às 16:00hrs.

Casa dos Caipiras é a maior web rádio de Música Raiz do Brasil

A web rádio Casa dos Caipiras é o destino ideal para quem quer apreciar a Música Raiz brasileira. Com 24 horas seguidas do melhor do gênero, programação diversificada, ao vivo e gravada, a rádio ocupa o primeiro lugar no segmento sertanejo no Estado de São Paulo e o quarto em música sertaneja no Brasil. Com esse trabalho, alcançou a marca de 70 mil ouvintes por mês.

Agenciamento da artista Adriana Farias

Adriana Farias Casa dos CaipirasAdriana Farias é a primeira artista agenciada pela Casa dos Caipiras.

É compositora, cantora, violonista, violeira, apresentadora do programa Viola, Minha Viola na TV Cultura por dois anos e respeitada pela crítica e público. Intérprete com personalidade marcante e dona de um estilo próprio, uma artista que vêm conquistando cada vez mais espaço no cenário musical. Apaixonada por viola, é reconhecida nacionalmente como referência em Música Raiz, defende a cultura caipira com orgulho e faz questão de inovar ao adotar um estilo único, porém sem deixar de lado as raízes que tanto inspiram sua trajetória.

Em 8 de junho de 2020, a Casa dos Caipiras promoveu uma Live com Adriana Farias, que pode ser assistida no Youtube, com duração de três horas. Foi um sucesso. No momento em que essa matéria foi produzida, já contava com mais de 53 mil visualizações e de 1700 curtidas, alta qualidade de imagens e som e um pool de patrocinadores que incluiu o Circuito Brahma Live.

Concurso Novos Talentos da Música Raiz

O objetivo foi identificar e apoiar jovens de talento da Música Raiz. Realizado em 2019, o concurso recebeu mais de 50 inscrições, de todo o país, de músicos entre 16 e 35 anos. Destes, 16 foram selecionados para se apresentar em audição fechada para uma banca formada por nomes de peso:

  • O produtor musical Marcos Maynard (conhecido por ter lançado artistas de nome nacional e internacional como Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Bruno & Marrone, Sandy & Junior, Capital Inicial, Fábio Jr., entre outros);
  • Produtor musical Luiz Carlos Maluly (que produziu RPM, Rádio Táxi, Bruno & Marrone, Roberta Miranda, Paula Fernandes);
  • Cantora e violonista de Música Raiz Adriana Farias.

A dupla vencedora foi Augusto Cesar e Gustavo, do município São Manuel, Estado São Paulo.

Festival de Música Raiz de Pardinho (FESMURP)

Inaugurado em 2002, em novembro de 2019 o festival foi realizado pela Prefeitura Municipal Pardinho em parceria com o Instituto Jatobás e organização da Casa dos Caipiras.

Outros artistas apoiados pela Casa dos Caipiras

Além de Adriana Farias, são apoiados outros artistas. Conheça abaixo.

Orquestra Caipiras da Cuesta

Surgido em 2003, tem 28 integrantes e já se apresentou no programa “Viola Minha Viola”, da TV Cultura; nos SESCs Bertioga e Piracicaba; e no projeto Revelando São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Orquestra Jovens da Cuesta

O grupo surgiu de um curso de viola realizado pelo Instituto Jatobás no Centro de Cultura Max Feffer na cidade de Pardinho (SP) e é mantido pelo Instituto Jatobás, com apoio da Prefeitura de Pardinho e Casa dos Caipiras.

Violeiros de Pardinho

O grupo é composto por 10 integrantes que formam duplas entre si e cantam músicas do cancioneiro Caipira.

 

Com apoio da Kaleydos, a Casa dos Caipiras continuará fomentando a economia criativa de Pardinho, apoiando artistas locais e a cultura raiz, com o objetivo de gerar desenvolvimento sustentável na região. Acompanhe o site da Casa dos Caipiras para ficar sempre por dentro das novidades.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.