Voltada a negócios amazônicos, iniciativa contabiliza mais do que o dobro de inscritos em relação a 2018
Realizada pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a Chamada de Negócios da PPA 2019 recebeu 201 inscrições em pouco mais de um mês. É mais do que o dobro em relação à edição do ano anterior, que contabilizou 81 inscrições. Saiba mais sobre esse processo.
Chamada PPA recebe inscritos de todo o território nacional
A Chamada é voltada a empreendedores, startups, organizações, negócios de base comunitária, redes de pessoas/coletivos, instituições e empresas em estágio inicial voltados à conservação da floresta, valorização da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável na Amazônia. Puderam se inscrever iniciativas de todo o Brasil – com a condição de que já operassem na Amazônia ou se comprometessem a iniciar uma operação na região nos próximos seis meses.
A maior parte dos inscritos são da região norte do país: 30% do Amazonas e 26% do Pará. Há também propostas do Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Amapá e Acre.
Nível de maturidade e áreas de atuação são diversas
Grande parte das iniciativas estão em fase de organização para ganho de escala. Nas há também empreendimentos em todas as fases, desde a ideação, validação, prototipagem, piloto, tração, pré-escala e escala.
Os negócios inscritos atuam em diferentes áreas, distribuídos como abaixo:
- Agricultura e pecuária sustentável (24%);
- Manejo e produção florestal sustentável (23%);
- Produtos e serviços ambientais (20%);
- Tratamento de resíduos/lixo com benefícios para populações e comunidades rurais (14%)
- Educação para conservação do meio ambiente (9%);
- Mitigação/adaptação das mudanças climáticas (4%);
- Monitoramento/combate a atividade ilegais (1%).
Próxima fase da chamada
Do total de 201 inscritos, 36 negócios foram classificados para a próxima fase da Chamada – que inclui entrevistas e visitas aos empreendimentos – e concorrem à participação em rodada de negócios com investidores para aporte financeiro de até R$ 800 mil e a vagas no Programa de Aceleração da PPA, que inclui capacitações temáticas presenciais, mentorias personalizadas, coworking, assessorias jurídica, contábil, marketing e branding, além de bolsas para participação em formações e eventos.
Sobre a Chamada PPA 2019
A Chamada de Negócios PPA 2019 é uma realização da PPA, com coordenação do Idesam e apoio financeiro de USAID, CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale. Conta com a parceria da Pipe Social, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, Instituto Centro de Vida (ICV), Fundação CERTI, Fundação Rede Amazônica, FIIMP, Sitawi, ICE e Conexsus e apoio das seguintes empresas e organizações: Natura, Instituto Peabiru, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) Bemol, DD&L, Whirpool Cervejaria Ambev, Beraca, Agropalma, Abrapalma, Althelia e Grupo Rede Amazônica.
Veja abaixo um infográfico com os principais resultados da chamada
Foto: CIFOR em VisualHunt / CC BY-NC-ND
Sobre a Kaleydos
Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.
Assine a nossa newsletter mensal.