Movimento internacional de Comércio Justo busca gerar benefícios ao produtor e se preocupa com a origem e impacto dos produtos vendidos ao consumidor

Já ouviu falar em Comércio Justo e Solidário, também conhecido como Fair Trade? Este é um movimento internacional que se preocupa mais com os benefícios gerados ao produtor, evitando a exploração. Seus produtos atraem pessoas que estão preocupadas com a origem do que estão consumindo, tanto do ponto de vista ambiental, como social.

Quer uma definição mais aprofundada? Segundo o Sebrae:

(…) é um movimento internacional que procura gerar benefícios ao produtor. Entre os segmentos que encontram mais oportunidades no Comércio Justo, destacam-se produtos do agronegócio, artesanato e confecções, de comunidades, associações e cooperativas dos meios rural e urbano.

Surgido nos anos 1960, é um movimento internacional que procura gerar benefício a quem realmente produz. Trata-se de uma relação aberta entre produtores e consumidores que garante a divisão equilibrada dos ganhos, enfraquecendo a exploração por intermediários comerciais.

Constitui uma alternativa prática para a comercialização de produtos de segmentos que encontram dificuldades de inserção no mercado e comércio convencionais.

Selecionamos 5 vídeos que explicam em mais detalhes o que é o movimento de comércio justo. Veja abaixo:

Comércio Justo e Solidário

De Lá & Mazé

https://www.youtube.com/watch?v=DenxTp6LW0o

Rede de Comércio Justo e Solidário

https://www.youtube.com/watch?v=agIs0iX9Xew

Comércio Justo no Brasil e no Mundo

Condições de Trabalho e Diversidade