Kaleydos

Como estimular a expansão dos negócios de impacto

Anna de Souza Aranha
Anna de Souza Aranha

Em entrevista para o portal Notícias de Impacto, a diretora do Quintessa, Anna de Souza Aranha, fala sobre o setor 2.5, seus desafios, demandas dos empreendedores e impasses do ecossistema. Quintessa é uma aceleradora de negócios de impacto pioneira no Brasil. Em 9 anos de atuação, já acelerou mais de 50 startups. É também responsável pela criação do Guia 2.5, que mapeia as organizações de apoio a empreendedores de impacto.

Leia abaixo um trecho da entrevista:

Portal NI – De evolução recente no Brasil, o segmento de negócios de impacto social passa por rápido crescimento. O que é preciso, na sua visão, para que essa expansão seja ainda maior?

Anna de Souza Aranha – Acredito que seja necessária uma maior clareza em torno do conceito de negócios de impacto. Ainda há confusão, confundindo-os com o terceiro setor e as ONGs, ou mesmo com outras startups, não focadas em superar desafios sociais e ambientais relevantes. Outra confusão se dá também pela dúvida sobre poderem ou não distribuir dividendos para os acionistas – e a definição da Carta de Princípios para Negócios de Impacto noBrasil, seguida pela maioria dos atores do ecossistema, defende que sim, pode haver distribuição. Assim, é preciso que se compreenda que estamos falando de empresas escaláveis e lucrativas – e que geram impacto relevante.

Os negócios de impacto deveriam acessar recursos de investimento de venture capital e serem contratados para atuar em pautas estratégicas das empresas, superando o desconhecimento que faz com que sejam vistos como algo “extra” ou associados apenas à responsabilidade social. Dessa forma, acredito que seja necessário superar o paradigma de modelo mental do “ou” e migrar para o “e” – reconhecendo-os pelo seu potencial de gerar retorno financeiro positivo “e” transformações relevantes em nossa sociedade. Outro caminho para a expansão é o reconhecimento de que diversos desafios sociais e ambientais podem ser encarados como oportunidades de negócio. São potenciais clientes não atendidos e necessidades não supridas, que podem revelar ótimos mercados para se atuar.

Continue lendo no Notícias de Impacto


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário