Previa-se que a energia solar só chegaria a este valor em 2020

Antigamente, argumentava-se que a energia solar não seria viável em larga escala devido ao seu alto custo. Hoje em dia, este argumento se tornou inválido. O custo desta fonte de energia – e de outras fontes renováveis – tem caído rápida e sistematicamente.

É o que aponta uma matéria do Ciclo Vivo, que informa:

A revolução da energia limpa continua e a energia solar segue liderando o mercado das renováveis. Em um relatório publicado recentemente pelo Departamento de Energia dos EUA, ficou constatado que o custo da energia solar de larga escala, como grandes usinas solares, diminuiu 30% no ano passado.

Segundo a SunShot Initiative, os objetivos de custo estabelecidos para a energia solar no país foram cumpridos anos antes do prazo, que era de 2020. A notícia surpreende, apesar do cenário atual da política norte-americana, a energia solar continua a se tornar, rapidamente, mais econômica e acessível.

Com essa queda de custos, cada vez mais soluções em energia fotovoltaica devem ser desenvolvidas e ganhar espaço no mercado mundial. E as fontes fósseis de energia, finitas e poluidoras, logo devem se tornar algo definitivamente do passado.