Sebrae e ONU Meio Ambiente, com apoio do Green Nation, divulgam o resultado das 10 ideias e 10 startups para o Desafio, que acontecerá durante o Fórum Mundial da Água em Brasília

Da Agência Sebrae de Notícias

As soluções apresentadas pelas equipes selecionadas de ideias e startups para o Camp de Ecoinovação: Desafio Água, que acontece em Brasília, durante o 8º Fórum Mundial da Água, de 19 a 21 de março, se baseiam em problemas reais. As dez startups selecionadas lidam com situações como a contaminação das águas pelo petróleo, preservação da água nas cidades, a redução do consumo nas indústrias, a despoluição de rios e lagos, o desperdício de água no chuveiro e no sanitário. As dez ideias trazem também desafios do cotidiano que precisam ser resolvidos, desde o aumento global de consumo de água potável ao reúso da água de banho e lavatório.

O resultado completo está disponível na página do Camp para ser acessado: https://goo.gl/jKEm2r. Foram selecionadas as propostas com soluções mais criativas e sustentáveis para os problemas da água nas áreas de indústria, cidades e agricultura. E as startups para participar precisavam estar em estágio de operação ou tração. Durante o Camp de Ecoinovação uma ideia e uma startup serão eleitas vencedoras, que serão premiadas com gadgets, mentorias exclusivas com especialistas e investidores e credenciais para participação em eventos de representatividade do segmento de startup. Todos os participantes do Camp se beneficiarão de mentorias gratuitas durante a competição, além da expansão da sua rede de contatos e da divulgação de seus projetos para um público especializado.

Para o Sebrae, é importante apresentar oportunidade para unir os pequenos negócios e ideias que gerem impacto social.  “Devemos ter clareza também quanto à importância de investir em inovação de maneira sustentável, preservando o meio ambiente, e o ambiente digital favorece a sustentabilidade”, destaca a diretora técnica da instituição, Heloisa Menezes. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, explica que esse tipo de competição é fundamental para as micro e pequenas empresas, “para os pequenos negócios a transformação digital significa muito e aliar esta realidade a ideias inovadoras para o meio ambiente aumenta a capacidade dessas empresas no cenário econômico”.

Regina Cavini, Oficial Sênior da ONU Meio Ambiente, destaca que o grande diferencial do Camp de Ecoinovação em relação aos demais eventos do setor é o viés da sustentabilidade, que deve ser incorporada em todas as operações do modelo de negócio: “Precisamos utilizar os recursos, como a água, de maneira mais eficiente e evitar ou reduzir os impactos negativos para o meio ambiente. Isso só é possível com ideias que pensem fora da caixa e ofereçam soluções realmente ecoinovadoras para produtos e processos, ao mesmo tempo que contribuem para o melhor desempenho das empresas e sua competitividade”.

O Camp será realizado no Espaço Green Nation, na Vila Cidadã, durante o Fórum Mundial da Água. Para o diretor do Green Nation, Marcos Didonet, a iniciativa tem papel fundamental na construção de um novo cenário de soluções com potencial de impactar milhares de pessoas, negócios e o planeta. “As ideias inovadoras que irão revolucionar a humanidade estão sendo pensadas, consolidadas e executadas por diversas pessoas de múltiplas experiências e conhecimentos. Realizar o Camp é potencializar essas possibilidades de transição, promovendo a colaboração, o compartilhamento e a cocriação”, afirma.  O Fórum Mundial da Água será sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul, estimulando o diálogo e a mobilização de diversos atores em torno do desafio global da água. A expectativa é que se reunirão em Brasília cerca de 40 mil representantes de 170 países.


Foto: VisualHunt.com