Os TEDs aconteceram no Fórum Mundial da Água

Da Agência Sebrae de Notícias

Nesta terça-feira (20), o estande do Sebrae no 8° Fórum Mundial da Água recebeu dois TEDs com foco na participação do cidadão na construção de uma nova realidade. “Economia colaborativa – Uma revolução rumo ao consumo consciente” e “Por que os negócios sociais podem resolver problemas globais?” reuniram cases de sucesso e levantaram questionamentos.

Com o tema “Economia colaborativa – Uma revolução rumo ao consumo consciente”, Fernando Leitão, colaborador do Sebrae do Rio Grande do Norte, expôs ao público presente o novo modelo de negócios, que é baseado na partilha de bens e serviços. Para ele, a economia colaborativa possui como característica a confiança como moeda. “A sua moeda de troca é a confiança, promove o empoderamento das pessoas, é um capital intransferível e utiliza o poder da tecnologia para liberar a capacidade ociosa e a sustentabilidade”, pontuou.

Leitão ainda ressaltou o potencial econômico da iniciativa. Em 2015, movimentou 15 bilhões de dólares e para 2025 a expectativa é de 335 bilhões dólares. “A economia colaborativa mostra que é possível sair de um paradigma de escassez, da falência do outro. O Sebrae nos possibilita pensar diferente e nos joga em uma revolução de valores”, afirmou.

Em seguida, Valéria Barros, representante do Sebrae Nacional, apresentou o TED “Por que os negócios sociais podem resolver problemas globais?”. Segundo Valéria, negócios sociais são relevantes na área da sustentabilidade, levam lucro e ao mesmo tempo resolvem problemas globais. Ela apresentou cases de sucesso internacionais que levaram água para diversos países e indagou a plateia: “Estamos aqui discutindo sobre o problema relacionado a água e pensamos: o que eu posso fazer para melhorar o mundo?”.