Kaleydos

Engenheiros aprimoram antiga tecnologia grega para purificar água com luz solar

Equipamento de baixo custo pode ajudar a fornecer água potável para regiões onde os recursos são escassos

A técnica de usar a energia do sol para evaporar e purificar a água é usada desde os tempos antigos. Os gregos já dominavam o processo, que tinha uma eficiência baixa e era muito demorado. Agora, um grupo de engenheiros da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, aprimorou a tecnologia para gerar água potável através da energia solar de modo rápido e eficiente. O equipamento é de baixo custo e pode ajudar a fornecer água potável para regiões onde os recursos são escassos.

Juntos, eles fundaram a start-up “Sunny Clean Water” (Água solar limpa, em tradução livre), que promete usar sua tecnologia de baixo custo para fornecer água potável em regiões do mundo onde os recursos são escassos ou em que aconteceram desastres naturais. A técnica consiste em dobrar um papel preto e mergulhá-lo em carbono em uma forma triangular, usando-o para absorver e vaporizar a água. Depois disso, o método usa a luz solar para gerar água limpa com eficiência. Os avanços da pesquisa foram descritos em um estudo publicado no começo deste mês na revista científica Advanced Science.

Continue lendo no eCycle


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário