Conheça este método de investimento coletivo, que beneficia empreendedores e investidores

equity crowdfunding, investimento coletivo

Photo credit: Rocío Lara via Visual Hunt / CC BY-SA

Vamos falar sobre equity crowdfunding, que tem crescido no Brasil, para o benefício de empreendedores e investidores.

Todo mundo já ouviu falar em crowdfunding, certo? Aquela forma de financiamento, em que as pessoas doam a uma causa ou projeto e recebem alguma recompensa por isso. Existem várias plataformas bem conhecidas com este fim, como o Catarse e o Kikante.

Mas e de equity crowdfunding, você já ouviu falar? Um post do Pipe Social explica o que é. Vamos citar um trecho:

trata-se de crowdfunding baseado em investimento. Assim, quando você aporta dinheiro por meio de uma campanha de equity crowdfunding, ao invés de receber brindes como recompensa, você recebe uma participação real na empresa, assegurando seu direito a uma parte de qualquer sucesso futuro. Ou seja, a atividade dos usuários das plataformas de equity crowdfunding é a de um investidor, em vez de um consumidor de produto. Dessa forma, as pessoas que investem no equity funding procuram lucros financeiros com o objetivo de crescer junto com a empresa investida para atingir rentabilidade no futuro. Mas, você não precisa ser um investidor profissional para isso! Basta que você tenha os recursos mínimos necessários exigidos pelo financiamento e acredite na causa da startup na qual quer investir. Entre os exemplos de equity crowdfunding mais conhecidos estão: Eqseed, Whales, StartMeUp e Broota.

É um jogo de ganha-ganha. O empreendedor consegue acesso a capital para sua empresa. Já o investidor consegue investir com menos recursos e conta com gestão profissional do seu investimento. Além disso, diferentemente da Bolsa de Valores, ele não transfere seus recursos a outro investidor, mas diretamente a uma empresa. E ainda encontra projetos com o seu perfil nos quais investir.