Navegue por territórios inexplorados e ofereça soluções inovadoras em mercados ainda sem concorrentes

Na Kaleydos, apoiamos negócios em estágio inicial usando uma metodologia própria e única que faz uso de três estratégias inovadoras (saiba mais sobre o que fazemos). São elas a Startup Enxuta (Lean Startup), o Design Thinking e o Oceano Azul (Blue Ocean). Sobre as duas primeiras já falamos em outras ocasiões (confira aqui e aqui – ao final deste post, indicamos algumas leituras). Hoje vamos falar brevemente sobre a terceira.

Mas que é a estratégia Oceano Azul?

Segundo o site Na Prática:

É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.

(…)

‘É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. É um tanto idealizado e segui-lo à risca pode ser frustrante, porque a maioria das empresas não consegue encontrar um oceano azul – isso é uma exceção –, mas a essência do conceito ajuda as empresas a se repensarem, a tentarem inovar na sua curva de valor e isso é muito positivo’, diz Marcelo Pereira Binder, consultor e professor de estratégia da FGV-EAESP.

Já o site da Endeavor explica:

O conceito da estratégia do oceano azul foi criado por dois pesquisadores, W. Chan Kim e Renée Maiborgne. Após a realização de uma grande pesquisa envolvendo mais de 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos (1880-2000), chegaram justamente à conclusão que as empresas, em vez de competir com concorrentes, poderiam focar em novos mercados.

(…)

A pesquisa e a abordagem foram apresentados no livro “Blue Ocean Strategy”, um grande sucesso de vendas, que fez a cabeça de importantes executivos do mercado, mas também de jovens empreendedores em busca de novos negócios. Só para constar, a obra foi traduzida para 43 línguas, e mais de 3,5 milhões de cópias foram vendidas.

Para saber mais a respeito, indicamos dois vídeo do Movimento Impacto Global, que se aprofundam mais no tema.

Leia também

5 vídeos para entender o Design Thinking e pensar a inovação

Design Thinking aplicado a negócios sociais

Entenda o que é Startup Enxuta e seus benefícios para novos negócios

Podcast: Startup Enxuta em 30 minutos

O Guia Prático para o seu MVP – Minimum Viable Product