Kaleydos
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Economia de Francisco

19/novembro/2020 @ 14:45 - 20/novembro/2020 @ 18:00

Economia de Francisco

Mais do que um evento, Economia de Francisco é um movimento cultural e plural convocado pelo Papa Francisco que busca reunir e articular pessoas e organizações que desejam construir um sistema econômico mais justo, inclusivo e regenerativo.

A iniciativa, mesmo partindo do líder da Igreja Católica, não tem a intenção de se restringir aos católicos. Na verdade, o Papa Francisco tem denunciado o “estado patológico da economia mundial” e convidado a todos os que operam nas estruturas do sistema econômico e na cultura que o sustenta para uma redefinição do capitalismo vigente, de modo a considerar as pessoas e o planeta como centro do processo produtivo. “Somos todos responsáveis”, ele diz.

No Brasil, a comunidade de negócios de impacto social vem dialogando há alguns meses sobre diversas temáticas do evento como: lucro e vocação, finanças e humanidade, dores da desigualdade e as soluções do empreendedorismo de impacto.

E para concluir esse percurso formativo, nos próximos dias 19 e 20, em paralelo ao evento global da EoF, a Economia de Comunhão, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Sistema B Brasil realizarão em parceria um evento nacional dedicado a empreendedores, investidores, atores do ecossistema, economistas, jovens e todas as pessoas que desejam se engajar nessa causa.

A programação, dividida em dois dias, terá como base os propósito e as atuações dessas e de outras organizações convidadas. Célia Cruz, diretora executiva do ICE;  Pedro Tarak, atual líder sênior de pontes globais do Sistema B Internacional; Marcel Fukayama, diretor executivo do Sistema B Internacional; Renata Nascimento,  fundadora e presidente do Conselho do ICE; Lucas Ramalho Maciel, coordenador da Enimpacto; Márcia Silveira, diretora de articulação e comunicação institucional do Sistema B Brasil; Ricardo Glass, líder do Sistema B Brasil e do Capitalismo Consciente Brasil , Julia Rodrigues Melo, diretora nacional do Amani InstituteMaria Helena Faller, presidente da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão; dentre outros participantes, já estão confirmados (confira a programação a seguir).

Na ocasião, as organizações e todos os participantes presentes serão convidados a assinar o pacto global de comprometimento com a causa da Economia de Francisco, no qual cada uma delas deixará por escrito ao menos uma proposta de atuação para aderir ao pacto. Esse documento será entregue diretamente ao Papa Francisco.

De fato, para as organizações envolvidas, o evento é apenas o começo, e não o fim, do fortalecimento do ecossistema de negócios de impacto no Brasil. Todas elas acreditam que a profunda crise econômica, social e ecológica que vivemos é também uma oportunidade para dar à economia uma nova “alma”, que não desconecte propósito de lucro e que apoie o mercado livre, mas acima de tudo justo para todos os trabalhadores, ao mesmo tempo em que também é justo com o nosso planeta.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Detalhes

Início:
19/novembro/2020 @ 14:45
Final:
20/novembro/2020 @ 18:00
Website:
https://www.anpecom.com.br/eofbrasil/

Organizadores

ICE
Sistema B