Entenda por que seu negócio precisa de um modelo financeiro sólido e como elaborá-lo

Em artigo para o Startupi, Adam Patterson explica a importância de um modelo financeiro na gestão de sua empresa. Seguem abaixo alguns trechos selecionados.

Antes de mais nada, quando falamos de um “modelo financeiro” o que queremos dizer? Essencialmente, é um modelo matemático projetado para representar uma versão simplificada da realidade de um ativo financeiro, negócio ou mercado, como eles funcionam e seu desempenho futuro. Modelagem financeira é então a tarefa de construir está “representação abstrata” (ou seja, um modelo) de uma situação financeira do mundo real.

O modelo possui inputs e outputs. Os inputs são os pressupostos que impulsionam o modelo, tais como aquisição de clientes, custos e comportamento do mercado, enquanto os outputs são projeções de crescimento ou retornos de investimento com base nesses eventos e suas alterações.

(…)

O objetivo de um modelo financeiro não é ser “correto”, mas entender melhor a mecânica de negócios, sua indústria e os riscos potenciais para que você possa tomar decisões mais inteligentes. Sem mencionar projetar os burn rates de caixa. Assim, os resultados não são tão importantes quanto o “processo de pensamento” por trás dos números e gráficos. Seu modelo financeiro mostrará como você pode converter sua narrativa em números.

Clique aqui para ler o artigo completo.