Kaleydos

Inteligência artificial na educação: como reduzir a evasão usando análise preditiva

Marcelo Cosentino, vice-presidente dos segmentos de Professional Services da TOTVS, explica como reduzir e entender a evasão usando análise preditiva

Artigo de Marcelo Consentino, publicado no StartSe, comenta o problema da evasão no ensino superior e as altas taxas de desistência, que são uma das maiores preocupações no setor da educação. Além de afetar a lucratividade das instituições de ensino, também produz impacto negativo na sociedade, ainda mais em um país que sofre com mão de obra em grande parte sem qualificação.

O uso da Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a minimizar estes problemas. É possível aplicar a IA para entender as razões pelas quais os alunos cancelam ou abandonam as suas matrículas, trocam de instituição de ensino, de curso ou se tornam detratores da marca.

Segundo Marcelo:

Aliar a capacidade do motor cognitivo da IA a processos internos estruturados viabiliza o estudo da causa raiz, ajudando na identificação dos fatores que levam o aluno à desistência. É essa análise preditiva que determina a probabilidade de evasão do curso, a partir de um histórico de informações que consideram, inclusive, uma série de fatores sociais. Além disso, a tecnologia é capaz de cruzar os dados individuais de cada perfil, como desempenho acadêmico, tipo de atendimento na secretaria ou pagamentos em atraso e, com isso, gerar importantes parâmetros sobre o seu comportamento.

A partir daí, a Inteligência Artificial estabelece um comparativo, por meio de cálculos estatísticos, entre as informações de cada aluno que está ativo e daqueles que abandonaram ou mudaram o curso. Essa análise permite detectar quais estudantes estão mais propensos a abandonar a sua inscrição e, tendo em mãos os principais indicadores desses motivos, a instituição de ensino tem a possibilidade de criar estratégias para evitar a evasão.

Leia o artigo completo StartSe


Foto: Visualhunt.com


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

Faça um comentário