Como captar investimentos para uma startup? Essa não é, definitivamente, uma tarefa simples. A captação de recursos, aliás, representa uma das principais dificuldades para os empreendedores que desejam apostar em um negócio inovador.

No Brasil, onde, apesar dos notáveis avanços nos últimos anos, o mercado ainda não alcançou o mesmo nível de maturidade existente nos Estados Unidos, a missão de captar recursos é dificultada pelo grande desconhecimento que existe quanto à própria dinâmica do investimento. Não raro, o empreendedor desconhece o papel de um investidor, que vai muito além de “colocar dinheiro” no negócio.

O amadorismo e a ditadura do curto prazo também pode comprometer o processo. Muitos empresários não têm uma visão de conjunto e um entendimento pleno das potencialidades e limitações de seu negócio. Há quem não se prepare adequadamente para a captação, e sequer saiba exatamente de quanto precisa para tocar o negócio adiante. Outros carecem de uma percepção realista; acabam imaginando que a empresa vale bem mais do que realmente vale, ou, ao contrário, vendendo seu negócio por um preço baixo demais.

Portanto, antes de partir para a captação propriamente dita, faça a lição de casa. Estude, estude e, na dúvida, estude mais um pouco. Não poupe tempo e recursos para aprender. Conheça a fundo o setor em que pretende atuar, entenda a dinâmica dos investimentos, saiba quanto captar, como captar e com quem captar. Aposte no networking e estabeleça contatos frequentes com investidores em potencial. A falta de proximidade com os contatos certos dificulta consideravelmente o trabalho de quem busca recursos.

[mks_button size=”large” title=”Continue lendo no Startupi” style=”squared” url=”https://startupi.com.br/2019/01/investimentos-em-startups-iniciantes-como-captar/” target=”_blank” bg_color=”#1e73be” txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]