Kaleydos

Micologista desenvolve tijolo de cogumelos mais resistente que concreto

O tijolo 100% orgânico ainda é resistente ao fogo, água e mofo

Philip Ross é um micologista que estuda as variadas possibilidades para o uso de fungos. Ele é responsável pela descoberta alternativa inovadora do uso de cogumelos como material de construção. O especialista descobriu que o micélio – uma rede de fibras finas que os cogumelos formam sob o solo – é altamente resistente quando seca e pode ser utilizado para formar um material de construção forte e resistente ao fogo, à água e mofo.

O micélio pode ser cultivado e moldado para assumir diversos formatos, portanto é possível formá-lo com design parecido a tijolos de construção. Além disso, é um material 100% orgânico e compostável e sua consistência é mais forte do que concreto. E mais: “[O micélio] Tem o potencial de ser um substituto para muitos plásticos à base de petróleo”, afirmou Ross para o site Glasstire.

Continue lendo no Ciclo Vivo


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário