Kaleydos

Microgeração de energia solar cria renda para vilarejo em Bangladesh

Ideia é que famílias se tornem empreendedoras solares

Em 2014, um programa governamental concedeu painéis solares a comunidades em Bangladesh. Um dos beneficiados foi o vilarejo de Shikarpur, onde os moradores começaram a gerar mais energia do que poderiam usar. Foi nesse contexto que a startup Solshare identificou a oportunidade de negócio para implantar o sistema off-grid de energia solar.

Este sistema não é conectado à rede elétrica, o que significa que cada morador pode gerar e armazenar sua própria energia por meio de baterias. Para rentabilizar o processo, a Solshare também incluiu o sistema peer-to-peer e os vizinhos começaram a vender eletricidade extra uns aos outros -, algo que eles, segundo a companhia, já faziam informalmente.

Continue lendo no Ciclo Vivo

Leia também

62 notícias sobre energias renováveis para você saber tudo sobre o setor!

Energia solar: grandes oportunidades para negócios de impacto

Estudo prevê que 50% da energia mundial será de fonte limpa em 2050

As oito oportunidades para empreender negócios de impacto social no setor da Energia

Insolar: startup leva luz solar a comunidade carioca


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.