Startup paulistana combate a insegurança alimentar entre famílias de baixa renda dentro dos grandes centros urbanos
Fundada em fevereiro de 2018, Minha Xepa é um empreendimento social que democratiza o acesso a alimentos de qualidade e nutritivos à população de baixa renda em São Paulo. Ao mesmo tempo, reduz as perdas de produtos no varejo e na indústria de alimentos. Os empreendedores Giulia Buendia Braghieri e Lucas Moraes Teixeira Salgado afirmam que sua motivação para criar o negócio foi o impacto social e ambiental esperado do projeto.
Segundo eles:
“Acreditamos que, acima de tudo, decisões de negócio são no fim das contas decisões pessoais. E decidimos que queremos trabalhar com impacto, especialmente em um tema tão relevante e preocupante como a insegurança alimentar e desperdício de alimentos”.
A iniciativa é muito pertinente quando nos deparamos com alguns dados: 1) Segundo a FAO, 30% de toda a comida produzida no mundo vai parar no lixo; 2) A família brasileira desperdiça 128 quilos de comida por ano; 3) A ONU prevê que o mundo desperdice 66 toneladas de alimentos por segundo até 2030, se não forem tomadas providências a respeito.
A série Negócio de Impacto Em Destaque apresenta startups de impacto de uma maneira objetiva. A matéria é embasada nas respostas dos próprios empreendedores a um questionário da Kaleydos. O conteúdo das respostas é de autoria e responsabilidade dos próprios empreendedores.
Quer participar? Clique aqui para saber mais.
1 – Que problema busca solucionar?
A insegurança alimentar em grandes centros urbanos. Por meio de uma oferta de produtos que hoje são descartados por causa da data de vencimento em redes de varejo, indústria de alimentos e produtores.
2 – Solução oferecida
Minha Xepa® é um negócio social que nasceu com duplo objetivo:
- Dar acesso a alimentos de qualidade e equilíbrio nutricional para pessoas de baixa renda em São Paulo;
- Reduzir as perdas de produtos tanto no varejo quanto na indústria de alimentos.
Ou seja, combate a insegurança alimentar dentro dos grandes centros urbanos a partir da compra de produtos próximos da data do vencimento (7 dias para o vencimento em média) ou que sejam fora do padrão visual, através de sua comercialização em regiões de vulnerabilidade alimentar.
3 – Como é o seu modelo de negócio?
Minha Xepa® compra alimentos próximos à data de vencimento ou com a aparência fora do padrão de mercado e que possuam qualidade. Seus fornecedores são parceiros como supermercados, fabricantes, feiras e distribuidores.
Sua equipe recebe os produtos e monta kits que são vendidos a preços 50% menores do que a média do mercado para famílias que não possuem orçamento suficiente e/ou acesso a esses alimentos. A venda do produto é feita por parceiros locais, como ONGs e empreendedoras bem próximas às residências dessas famílias.
4 – Maturidade da startup
O negócio se encontra no 4o estágio de maturidade, segundo critério do Guia 2.5, que o define como:
Meu produto/serviço já existe. É o momento de realizar minhas primeiras vendas e validá-lo no mercado, de forma a ter evidências de que está criando valor para o cliente e ganhando força no mercado (a validação do modelo de negócio com foco no acesso ao mercado: product-market fit).
5 – Política de dividendos
Não distribui dividendos a investidores.
6 – Qual foi a sua maior dificuldade e como a superou?
Até o momento, sua maior dificuldade tem sido conciliar a vontade de empreender na Minha Xepa com os desafios da rotina de trabalho em outro emprego e certa inexperiência na vida de empreendedor.
Os empreendedores afirmam terem conseguido endereçar boa parte desse desafio ao serem acelerados pelo Quintessa, que os apoiou na elaboração de metas, desenvolvimento de um plano de negócios e realização de pilotos.
7 – Minha Xepa na Internet
Acesse o site e as mídias sociais da startup.