Kaleydos

Na era dos dados, a Integrow enxerga e entrega valor além dos números

A empresa desenvolve programas e soluções que visam a construção de uma cultura de integridade organizacional com foco na agenda ESGRC

Cinco sábios cegos viviam em uma cidade e davam conselhos excelentes e muitas pessoas iam até lá para pedir orientações. Apesar de serem próximos, havia uma rivalidade para saber quem era o mais sábio. Em certo momento, um comerciante chegou à cidade montado em um elefante, animal esse que nenhum dos deles havia conhecido antes.

Todos o tocaram e dissertaram sobre como seria o imenso mamífero, cada um dando certeza de sua versão. A discussão se prolongou por dias e um menino, vendo a situação e cansado da confusão, desenhou a figura do elefante e pediu aos sábios para tatear. Só com essa ajuda, os homens perceberam que todos estavam certos e errados ao mesmo tempo. Ou seja, só com a ajuda de alguém de fora do ciclo que os sábios tiveram uma percepção completa.


Essa é uma antiga fábula que retrata um comportamento muito inerente ao ser humano: ver apenas parte de uma situação ou fato e crer que só aquilo é a verdade. Faltam enxergar o inteiro e compreender todas as peças. Essa metáfora em muito define o propósito da Integrow – Beyond Numbers, uma empresa que enxerga o contexto completo de uma organização e integra todas as áreas a fim de um objetivo alinhado com os valores da instituição e com o crescimento e desenvolvimento sustentável junto à agenda ESGRC.

Como surgiu?

Em 2016, dentro do Instituto Jatobás, nasceu a ideia de criar uma solução que unisse a produção de conhecimento e a experiência em desenvolvimento sustentável a um modelo de negócio economicamente viável. Com fundadores experientes no mercado de assessoria e consultoria de grandes empresas, surgiu a Integrow, uma boutique B2B (Business to Business) que teve em seu primeiro momento o objetivo de oferecer serviços em Governança, Riscos e Compliance, sempre com foco no impacto social e ambiental. Inclusive, na mesma época surge a Kaleydos, tendo a Integrow como a primeira startup de impacto de seu portfólio.

Entretanto, com o passar dos anos e o aquecimento das temáticas de negócios de impacto socioambiental e a agenda ESG  (Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança) no Brasil e no mundo, uma nova perspectiva que impulsionou a adesão da Integrow ao movimento. Hoje as soluções desenvolvidas têm como base a agenda ESG somada ao Risco e Compliance (chamada de ESGRC pela organização). A adaptação do anagrama se deu por conta da importância de ações RC para garantir que as práticas ESG sejam plenamente realizadas e contínuas.

Muito além dos números

Integração é uma das palavras que definem a organização. Seus serviços conectam consultoria, tecnologia e outsourcing com a intenção de entregar uma solução completa e que integra departamentos e stakeholders em torno de objetivos e metas. Para tanto, a Integrow desenvolveu uma metodologia própria onde cria, avalia, aperfeiçoa, integra, gerencia e automatiza as práticas e diretrizes ESGRC definidas durante os trabalhos e ainda permite o aperfeiçoamento contínuo dessas práticas.

“Nossa expertise é ir além da consultoria e deixar para o cliente o know-how nas práticas ESG, riscos e compliance. Entregamos o programa inteiro funcionando ou o conjunto de práticas já prontos para a aplicação.” diz George Barcat, cofundador da Integrow e Especialista em Ética Empresarial e Compliance com mais de 30 anos de experiência em grandes empresas.

Sabendo da complexidade dos problemas relacionados aos temas tratados por seus projetos, a organização conta com um time de profissionais gabaritados e com anos de experiência no mercado e soma especialidades com uma robusta rede de associados que são acionados sempre que se identifica a necessidade de tal expertise. “Existem muitos profissionais, executivos e jovens, que não se veem mais presos ao mundo corporativo e querem fazer a diferença em ações pontuais. Esses são nossos associados que acionamos de acordo com cada necessidade identificada em durante os diagnósticos”, diz Barcat.

Confira alguns dos programas desenvolvidos pela organização dentro de cada um dos pilares ESGRC:

Programa Integrado ESG: diagnóstico, mapeamento de stakeholders e riscos, materialidade, definição de diretrizes SMART, revisão e elaboração de políticas, plano tático, avaliação e aperfeiçoamento e automação

Governança corporativa: ética empresarial, identidade e cultura, estruturação da gestão corporativa, desenvolvimento de conselheiros e diretores, planejamento estratégico

Gestão de Riscos: financeiros, estratégicos, sociais, legais, operacionais, cibernéticos, imagem e reputação, ambientais

Compliance: prevenção e combate a atos ilícitos, concorrenciais, social, ambiental, LGPD e RGPD

Para completar, há o sistema CONATUS, que permite a automação de programas customizados de ESGRC e que apoia a gestão integrada e contínua. Atualmente ele está com seu MVP (mínimo produto viável) em teste nos projetos em andamento, mas o objetivo é de que o sistema seja um produto licenciável com funções padrões e melhores práticas inclusas, que as empresas possam adquirir para gerenciar e automatizar suas práticas ESGRC sem necessariamente solicitar um programa do portfólio Integrow.

Apesar de a Integrow não estar na ponta do impacto (como por exemplo, realizando ações em comunidade ou gerando um serviço ambiental), ela tem o papel importante de dar o suporte necessário para que diversas instituições implementem práticas da agenda ESGRC, potencializando os impactos e os tornando mais assertivos.   

Qual a visão de futuro

Em cinco anos de atuação o portfólio já é vasto e conta com nomes fortes do mercado tradicional como Ipiranga, Ultracargo, Braskem, McDonalds, e do ecossistema de impacto socioambiental como a SITAWI Finanças do Bem, e também já Empresa B Certificada.

Para a Integrow, o momento é propício para o avanço do tema e acredita que a agenda ESGRC deve ser a prioridade de todas as organizações pois é uma relação direta à importância “diversidade humana, da democracia, dos direitos humanos, da redistribuição de renda e da riqueza, da preservação do meio ambiente…”.

O próximo objetivo da empresa é se tornar uma desenvolvedora de know-how, licenciando parceiros e consultores, e esse novo momento já começou. Atualmente a Integrow está formando consórcio com outras consultorias: a Hollun, especializada em Cultura, Marketing e Branding e a The Key, especializada em investimento social, relacionamento e desenvolvimento comunitário e a Feed Consultoria, parceira na temática de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para conhecer mais e entrar em contato, acesse o site da Integrow.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.