Kaleydos

Os novos negócios estão preparados para gerar impacto social?

Em debate na Semana Pró-PME, Maure Pessanha, da Artemisia, e Ricardo Mastroti, da Bemtevi, debatem a mudança de mentalidade de muitos empreendedores, que visam resolver problemas sociais gerando lucro

Matéria do Estadão sobre a Semana Pró-PME aborda o tema dos negócios de impacto e negócios sociais. O portal destaca que estes tipos de negócios são uma forte tendência no Brasil e em outros países em desenvolvimento, mas que ainda não são uma realidade consolidada, como acontece em países desenvolvidos, a exemplo do Reino Unido. Maure Pessanha, diretora executiva da Artemisia, e Ricardo Mastroti, co-fundador da Bemtevi, debateram o que falta para esta consolidação acontecer em nosso país.

Abaixo, seguem alguns trechos da matéria;

O desenvolvimento desse tipo de empreendimento depende de uma série de atores e fatores. “O empreendedor é a figura principal, mas são necessários muitos elementos para fazê-lo brilhar. Investidores, aceleradoras, intermediários, veículos de mídia.” Mastroti lembra também do papel fundamental do Estado no fomento desse cenário. “Não se trata de desvalorizar a função do governo, mas de disseminar uma mentalidade diferente no cenário do empreendedorismo.”

Para Maure Pessanha, “os debates têm se desenvolvido muito” e é cada vez mais clara – especialmente para as novas gerações – a percepção de que é possível “ganhar dinheiro e mudar o mundo.” Mastroti adiciona: “São negócios que nascem para resolver um problema social com gestão e profissionalismo. E para ser um efetivo, ele deve ser lucrativo, parar em pé.”

Leia a matéria completa no Estadão.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário