Produzindo roupas sustentáveis, empresa social ressocializa ex-detentos com trabalho e desenvolvimento humano

O Huffington Post Brasil produziu uma interessante matéria sobre a PanoSocial, negócio social sobre o qual já falamos antes. A empresa recebe investimento da Bemtevi, parceira da Kaleydos.

A PanoSocial produz moda usando processos e materiais ecológicos, como algodão orgânico, pet reciclado e pigmentos naturais. Seu modo de produção exerce um impacto ambiental positivo, considerando-se que o algodão convencional representa 3% da agricultura mundial, mas usa 25% de todo o agrotóxico usado no mundo.

Ao mesmo tempo, ajuda na ressocialização de ex-detentos, egressos do sistema prisional, que trabalham na empresa, assim recebendo uma segunda chance na vida. Ou, às vezes, até mesmo a sua primeira chance. Além de trabalho formal, os egressos recebem capacitação profissional e participam de atividades como meditação e rodas de conversa.

A matéria do Huffington Post cita Natacha Lopes, sócia da PanoSocial:

Todos merecem uma segunda chance, mas para muitos deles essa é realmente a primeira. Como é possível ressocializar quem nunca foi socializado? Quem, desde o ventre da mãe, tem os seus direitos negados? São muitas vidas que pegam essa oportunidade com muita gratidão. São funcionários que fazem o trabalho com muito amor, atenção e convicção. E isso faz toda a diferença.

O outro sócio da empresa, o austríaco Gerfried Gaulhofer, afirma:

Depois que eu visitei uma unidade prisional, eu entendi o que é preconceito. Para essas pessoas, o fato de serem egressos apaga a possibilidade de um futuro.

Clique aqui para ler a matéria completa.