Kaleydos

Película que custa centavos substitui o ar-condicionado e não usa eletricidade

Dois engenheiros da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia sustentável para resfriar casas, que pode substituir o ar-condicionado tradicional. Trata-se de uma película feita de vidro e plástico que, aplicada ao telhado do imóvel, reflete a luz solar, evitando o seu aquecimento. Ela tem duas vantagens: 1) dispensa o uso de eletricidade (portanto, não gera emissões de gás carbônico) ou de gases de refrigeração; 2) custa somente US$ 0,50 por metro quadrado.

Segundo os pesquisadores, Ronggui Yang e Xiabo Yin, seu poder de refrigeração é de 93 watts por metro quadrado, em caso de incidência solar. À noite, é ainda maior. Dessa forma, 20 metros quadrados de película seriam suficientes para manter a temperatura de uma casa em 20°C em um dia em que os termômetros marcam 37°C.

Com informações do The Greenest Post.


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.

1 comentário