Coragem, inovação e disposição para arriscar estão entre qualidades endossadas e pontos a serem desconstruídos em relação a jovens que desejam ter um negócio próprio
Especialistas apontam que a juventude é o melhor momento para empreender, principalmente por ser um período de menor responsabilidade e de disposição para arriscar. Mas será que os jovens têm a mesma perspectiva?
De acordo com a pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, realizada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento, 56% dos jovens se consideram empreendedores, embora a maioria discorde que haja pouco risco.
Os 400 entrevistados, entre 15 e 29 anos, também traçaram as principais características de jovens empreendedores. A lista de pré-requisitos inclui coragem, busca por inovação, aprendizado a partir de erros, além da capacidade de adaptação e de visão de futuro.
“O maior obstáculo para o jovem empreendedor é ser visto com descrédito. Dizer que nós empreendemos, pois não temos nada a perder não corresponde à nossa realidade. A diferença entre quem tem uma ideia e quem a coloca em prática é ter um grande poder de resiliência. Isso em qualquer idade”, argumenta Dariele dos Santos, vencedora do Social Good 2014 e fundadora da plataforma Alinha.
Sobre a Kaleydos
Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.
Assine a nossa newsletter mensal.