Em seu novo livro, o jornalista Nathan Schneider posiciona os negócios cooperativos tanto como radicais quanto tradicionais e diz que todos os negócios deveriam se tornar mais democráticos
O site Fast Company publicou uma ótima matéria sobre modelos de negócios cooperativos e a nova economia. Traduzimos um trecho:
“Em 1903, um empreendedor americano, Charles Boettcher, fundou a Great Western Sugar Company no Colorado, e abriu duas refinarias de açúcar de beterraba fora de Denver. Ao longo dos século 20, a companhia se expandiu, abrindo duas novas plantas em Wyoming, Montana, e Nebraska, reunindo centenas de cultivadores nestes estados. A companhia passou de proprietário a proprietário por várias décadas, começando em 1970, e seu último proprietário, nervoso pelas volatilidades do mercado de açúcar de beterraba na época, começou a procurar por alguém para comprará-la em 1990. Em 2002, eles finalizaram a venda não para outro proprietário privado, mas para os quase 1.000 cultivadores de açúcar de beterraba, que mantiveram o negócio vivo por décadas. Eles ainda o fazem. Mas agora os cultivadores são proprietários e operam a companhia eles mesmos, com o nome de Western Sugar Cooperative.
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