Descubra como negócios de impacto tem o potencial de melhorar a realidade de milhares de pessoas

O conceito de Negócios de Impactos Social, Sistema B ou Empresas 2,5 vem passando por um processo de crescente disseminação e consolidação nos ecossistemas empreendedores em todo o mundo. Quando o renomado Professor Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, criador do antológico “Banco do Povo”, em Bangladesh percebeu há pouco mais de uma década que os principais problemas sociais e demandas das populações mais carentes do planeta, não poderiam ser resolvidas apenas por meio de políticas públicas elaboradas por dirigentes governamentais, atuação do terceiro setor ou a filantropia tradicional.

Mesmo considerando a relevância destas iniciativas, incluindo o engajamento de milhões de pessoas com intuito genuíno para acabar com a pobreza no mundo, partindo desde doação de tempo e recursos para distribuição de alimentos, cuidados com crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade, trabalho escravo, questões ambientais, entre outros, não serão nunca suficientes para trazer alívio nestas questões, que podem alcançar níveis trágicos para pessoas em diversos países no mundo.

Ao que tudo indica, Yunus percebe que, apesar de válidas e bem e, potencialmente bem intencionadas, esta perspectiva sempre esbarrará em questões geopolíticas e inúmeras variáveis incontroláveis. A bem sucedida experiência do micro-crédito, por meio da Criação do Banco do Povo, em Bangladesh, nos anos 70, parece que influenciou Yunus pensar num novo paradigma de geração de renda e trabalho, reunisse a perspectiva voluntariosa do terceiro setor com a livre iniciativa que caracteriza o Empreendedorismo.

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