Kaleydos

“Queremos levar a nosso sistema ESGRC para o maior número de empresas possível”

João Santos, CEO da Integrow, conta quais as expectativas, oportunidades e desafios para a empresa para 2022

A pandemia não acabou e a recessão que começou em 2020 ainda está sendo curada. O mercado, que foi desestabilizado, se recupera passo a passo. Empresas que prestavam serviços não essenciais (tanto para consumidor final quanto para outras empresas), pisaram no freio pois entenderam que não era o momento de seus clientes investirem no que não era essencial.

João Santos, CEO da Integrow, acompanhou de perto o movimento do mercado e viu que, apesar dos obstáculos da crise, a tendência ESG se tornou uma grande oportunidade. “Ao mesmo tempo, tivemos um boom de demanda ESG (Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, em português). Vimos o setor financeiro se mobilizando, interessados em avaliar cada vez melhor as empresas em que investem ou que tomam créditos, além de um forte aquecimento da estruturação de produtos financeiros linkados a títulos verdes e sociais, bem como SLBs – Sustainable Linked Bonds). Com isto, houve aumento na demanda de empresas de médio e grande porte, de todos os setores, por maneiras de iniciar e/ou aprimorar os seus programas ESG. Muitas delas, inclusive, já enxergam o valor no tema e incorporam em seus valores e cultura.  ”

A Integrow é uma empresa criada em 2016 para inovar o segmento de ESG, Riscos e Compliance, formada por especialistas e executivos seniores. Inicialmente, cumpriu o propósito de apoiar empresas de médio e grande porte a mensurar e melhorar suas performances em GRC (Gestão, Riscos e Compliance), mas pouco tempo depois viu na agenda ESG a oportunidade de ampliar os horizontes e entregar mais valor às empresas.

“Com a agenda ESG se expandindo por todo o mundo, vimos o movimento do mercado em busca de ferramentas e especialistas que ajudassem nessa transição e no planejamento, monitoramento e melhoria de seus processos. Percebemos que a integração entre serviços, tecnologia e know-how, ofertas presentes no portfólio Integrow, tem um potencial grande de geração de valor. A partir disso, começamos a adaptar e entregar soluções mais integradas para uma agenda ESGRC (Ambiental, Social, Governança, Riscos e Compliance), temas ainda fragmentados dentro das empresas, sempre utilizando a Governança como o pilar central, já que é a partir dela que tudo acontece. Essa mudança fez com que precisássemos atualizar o modelo de negócios da Integrow, um dos focos de atenção em 2021”, explica João.

O novo modelo de negócios da Integrow

Em 2020, a Integrow começou a traçar novos caminhos e reviu seu modelo de negócio, para ir além da consultoria. A empresa iniciou a construção de uma plataforma online inédita no mercado, a ser ofertada para empresas, fundos de investimento, gestoras de recursos e consultorias, e começou a buscar parcerias estratégicas para desenvolver e transferir know-how para empresas que querem criar, aperfeiçoar, implantar, integrar ou gerir programas de ESGRC.

Lançada em dezembro de 2021, a CONATUS é um sistema integrado que permite automatizar, de forma customizável, o planejamento, a autoavaliação e a melhoria dos indicadores e metas das áreas relacionadas a ESGRC, alinhando diretrizes e práticas.

“A CONATUS foi pioneira no Brasil em assinar contrato com o GRI (Global Reporting Initiative), para homologar o sistema e poder oferecer ao mercado todo o seu conteúdo, atualmente usado por mais de 500 empresas no Brasil e, 15 mil em todo mundo, na elaboração do seu relatório de sustentabilidade (ESG).

As diretrizes GRI ajudam a identificar o impacto das ações da empresa sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade. Na Conatus, as empresas podem, não só responder o questionário, mas visualizar e integrar as respostas qualitativas e quantitativas de todos os indicadores, independente de quantas unidades de negócio ou empresas façam parte do grupo, além de inserir e monitorar práticas de melhoria e acompanhar a sua evolução por meio de gráficos e dashboards. Queremos ajudar ”, explica o CEO.

Entre diversas funções inovadoras, o produto traz benefícios interessantes para empresas que querem criar, aperfeiçoar, implementar, integrar e gerir programas de ESGRC como, por exemplo, monitorar o cumprimento tempestivo das diretrizes e gerenciar os riscos relacionados aos temas.

A plataforma trabalha no modelo SaaS (Software as a Service), ou seja, é disponibilizada por meio da internet e o cliente pode contratar a solução como um serviço, sem precisar adquirir nem instalar o software. Além disso, é modular, configurável e flexível, permitindo ser personalizada da melhor maneira possível para cada caso.

Clique aqui e confira o vídeo da CONATUS.

O que esperar da Integrow em 2022?

“Apesar de todas as tendências serem favoráveis, os dois pés estão firmes no chão. O maior desafio nesse processo são as conexões necessárias para atingir esses objetivos de alcance e expansão. “Precisamos fazer as parcerias certas para que a distribuição dessa tecnologia chegue ao maior número de empresas possível. A tendência é ter um grande aumento de demanda de todos os setores por serviços e plataformas como a que oferecemos. Mas, ao mesmo tempo, também aparece uma maior oferta de concorrência”, reflete João.

O novo ano trouxe para a empresa a perspectiva de consolidação do modelo de negócios, iniciado em 2020. Este formato é menos voltado à consultoria (que será realizada por meio de rede de parceiros) e mais voltado para o desenvolvimento e oferta de know-how setorial (com pesquisas e estruturação das melhores práticas, materialidade, diretrizes de cada setor). “Já temos alguns setores sendo atendidos com essa nova visão. Começamos pelo setor de agronegócio e financeiro. Todo esse conhecimento vira informação disponível para ser utilizada por nossos clientes por meio da plataforma CONATUS.”

Para conhecer mais a Integrow e entender como a CONATUS pode ser útil em sua empresa, acesse o site https://www.integrow.com.br/ .


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.