Da SITAWI Finanças do Bem

A Atina é uma organização que trabalha com uma metodologia de ensino inovadora para uma aprendizagem ativa. Essa metodologia valoriza o contexto que liga as pessoas ao seu mundo e busca, por meio dele, despertar a curiosidade e a motivação do aluno para aprender e do professor para ensinar.

A SITAWI apoiou a iniciativa através do mecanismo de Empréstimo Socioambiental, viabilizando o desenvolvimento de sua metodologia para o Ensino Fundamental I. Com a metodologia atual e a que será desenvolvida para o Ensino Fundamental I, a organização espera diminuir a evasão e acelerar o aprendizado dos alunos através de mais sentido e significado no processo de ensino e aprendizagem. “Encontramos com a SITAWI a parceria perfeita para avançarmos com a nossa proposta para o Ensino Fundamental I, fase que há tempos planejamos atender. Além do recurso, o aporte intelectual oferecido fez toda a diferença na nossa decisão e esperamos que possa inclusive potencializar as ações vigentes, transbordando assim o foco primário do investimento”, comentou Vinicius Saraceni, diretor geral da Atina.

A falta de contexto e conexão com o que é ensinado nas escolas, a dificuldade de relacionar o conteúdo com a vida do dia a dia do aluno e de entender os benefícios da educação em seu futuro potencializam os índices de evasão escolar. Atualmente, apenas 43% dos brasileiros acima de 25 anos completaram o Ensino Médio – a média dos países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 65%. E mais: 1 a cada quatro brasileiros abandona os estudos anualmente. Isso gera impacto em toda a sociedade e, de imediato, em um dos principais gargalos que é a distribuição de renda: quanto mais anos de estudo, mais os salários aumentam e mais bem distribuída se torna a renda.

A Atina se propõe a ir ao cerne do processo educacional ao ajudar a despertar o interesse do estudante. Evidenciar a ele que o que é trabalhado em aula está recheado de sentido em relação a sua própria vida. É como se ele ganhasse uma lente para ver o mundo com um olhar científico. E, à medida que percebe essas relações – e que essa percepção pode transformar a vida dele – vai querer saber mais e mais sobre o mundo, a vida e fazer muitas conexões. Essa camada de sentido que a Atina se propõe a ajudar a despertar visa transformar as aulas não mais em um obstáculo para uma vida melhor do aluno, de sua família, comunidade ou estado, mas em um trampolim para o conhecimento. Assim, a organização acredita que o aluno vai querer adentrar pela porta da escola por saber que terá a oportunidade de saber mais e melhor e ter uma vida com uma perspectiva cheia de sentidos.

“O Ensino Fundamental 1 é o segmento que instrumentaliza os estudantes com as ferramentas mais essenciais para avançar em qualquer área do conhecimento, em qualquer contexto: é o segmento em que é desenvolvida a alfabetização de letras e números. E poder participar de forma ativa deste momento, contribuir para que os estudantes menores possam perceber sentido – e assim, comecem a decifrar o mundo com mais qualidade -, é extraordinário!”, afirmou Vinicius.

Com metodologia inovadora, a empresa já alcançou cerca de 500.000 alunos de 430 municípios; formou mais de 1.000 professores e espera atingir a marca de 1 milhão de alunos até o final de 2018. Após a implantação de uma política pública ancorada na metodologia da Atina, a rede de ensino estadual da Bahia se tornou a número 1 do Brasil em submissão de projetos na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, da Poli-USP) e chegou a multiplicar por 12 o número de projetos na FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia).

Conheça os projetos desenvolvidos pela Atina: