Kaleydos

Universidade testa cimento ecológico de beterraba e cenoura

Segundo os pesquisadores, as raízes dos vegetais não são somente bons para o corpo como também suas fibras podem ajudar a tornar a composição do concreto mais forte

Os projetos de construção têm um impacto significativo no meio ambiente. Não é à toa que sempre surgem novos estudos e testes de materiais alternativos para o setor. Exemplo disso, é a iniciativa da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, que investigará como  nano plaquetas extraídas de fibras de raízes podem tornar as misturas de concreto mais robustas e mais amigáveis ​​ao meio ambiente.

Chamado de “B-SMART”, o projeto será financiado pela União Europeia. Até agora, os testes iniciais mostraram que a adição de nanopartículas da beterraba ou cenoura aumenta muito as propriedades mecânicas do concreto.

Continue lendo no Ciclo Vivo


Sobre a Kaleydos

Kaleydos é uma plataforma de investimento e desenvolvimento de soluções e negócios alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apoiamos negócios inovadores em estágio inicial de maneira personalizada mesclando mentoria, capital semente e co-gestão. Somos uma iniciativa do Instituto Jatobás. Clique aqui para saber mais sobre nós.

Assine a nossa newsletter mensal.