Plataforma BRÖ funciona como um agente pessoal que relembra tarefas e auxilia no estabelecimento de metas de estudo
Do Porvir
Diferente do tom futurista que apontavam os livros ou filmes de ficção científica, a inteligência artificial já começa a fazer parte do cotidiano de empresas, hospitais e até mesmo escolas. Para mostrar como essa tecnologia também pode mudar a forma de ensinar e aprender, a Conexia, braço de soluções educacionais do Grupo SEB, lançou a plataforma BRÖ, que funciona como um assistente pessoal para interagir com os alunos, relembrar tarefas e organizar metas de estudo.
Como um complemento ao conteúdo aprendido em sala de aula, o aplicativo tenta personalizar e humanizar a contato com os alunos. Por meio de um sistema inteligente, acionado pelo comando de voz ‘Hey, BRÖ’, o dispositivo não apenas interpreta e responde questionamentos, como também faz perguntas e oferece sugestões, que se aprimoram à medida que as interações aumentam.
De acordo com Reginaldo Gotardo, diretor de Inteligência Artificial da Conexia, a ferramenta pretende ir além dos conhecidos chatbot, programas de computador que simulam a linguagem humana em uma conversa. “Para um atendimento [esse recurso] é relativamente tranquilo, mas um chatbot educacional teria que ser muito dinâmico.”
A ferramenta surgiu após a equipe desenvolver uma série de estudos sobre inteligência artificial e suas aplicações na educação. Inicialmente, os pesquisadores constataram que grande parte das iniciativas ainda era focadas em aprendizagem adaptativo, muito ligadas a sistemas de personalização. Depois de visitar startups e grandes empresas no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), eles começaram a pensar na criação de um agente inteligente educacional.
“BRÖ é esse agente que a ajuda o aluno a estudar, organizar suas tarefas, sua rotina e procurar conteúdos”, define Reginaldo. Ele também menciona que a inteligência da plataforma está conectada com os conteúdos dos sistemas de ensino do Grupo SEB, incluindo Pueri Domus, AZ e Múltiplo.
Disponível nas versões desktop e móvel, a ferramenta também permite gerar relatório para as escolas, que podem acompanhar as interações dos alunos com o BRÖ.
Por enquanto, a ferramenta está sendo testada em escolas do grupo. Na segunda fase, ela também deve ser implantada em outras instituições