Começaram as inscrições para a nova edição do principal levantamento do ecossistema nacional de empreendedorismo de impacto. Empreendedores de todo o Brasil têm até o dia 30 de junho para se inscrever no 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental por meio do site www.pipe.social. O Mapa busca empreendedores de todo o Brasil, que estão à frente de soluções que resolvem problemas sociais em setores estruturantes como saúde, educação, mobilidade urbana, habitação, cidadania, clima, gestão de resíduos, energia, água, floresta, entre outros.

Os benefícios para empreendedores que participam da iniciativa são dois.

O primeiro é ter a oportunidade de integrar a Base de Impacto, a maior vitrine de negócios de impacto do país e se conectar a uma rede de oportunidades. Assim podendo serem selecionados para programas de aceleração, mentoria e formações, conexão com investidores, conexão comercial e possibilidade de fazer negócios e participar de programas de implementação de pilotos.

O segundo é ajudar a fortalecer o ecossistema de impacto com dados vitais que são usados como planejamento estratégico e base de análises por pesquisadores, institutos, fundações, aceleradoras, incubadoras, investidores, governos e empresas.

Sobre o Mapa de Impacto

Conduzido a cada dois anos pela Pipe.Social, o 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental  conta com a parceria do Quintessa – por meio da Base de Impacto, maior plataforma de negócios de impacto do país – e tem como patrocinadores Coalizão pelo Impacto, Cubo ESG Itaú, Helda Gerdau, Instituto Sabin e Fundo Vale, além de diversos apoiadores de norte a sul do país.

Na edição passada (conduzida em 2021), mais de 60 parceiros em todo o território nacional se organizaram para mapear 1.300 soluções. Além da visibilidade para os negócios, os dados e infográficos do mapeamento são usados como planejamento estratégico e base de análises por pesquisadores, institutos, fundações, aceleradoras, incubadoras, investidores, governos e empresas.

Oportunidades ESG

Como uma das novidades, a edição 2023 do 4º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental  traz um olhar especial sobre as pautas ESG (ambiental, social e governança); a proposta do levantamento é entender a oferta de soluções de impacto e demanda das organizações na prática, correlacionando o potencial das empresas de impacto em dar apoio aos desafios de grandes companhias. Para isso, o questionário da chamada conta com um bloco de perguntas específicas para que os empreendedores apontem como se situam no momento atual. Para além de acompanhar os alinhamentos dos negócios de impacto com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o estudo vai avaliar como os empreendedores mapeados podem ajudar a resolver desafios reais do mercado tradicional e as demandas das empresas para melhorarem seus indicadores ESG. 

“O  Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental é sempre um momento muito importante para o mercado e para os empreendedores. Realizamos um mutirão com vários parceiros para chegar ao maior número de negócios possível, visando a reportar a realidade do setor e a evolução das soluções. O relatório final é usado nacionalmente, pelos dois anos seguintes, como base para planejamentos e tomadas de decisões, estudos acadêmicos e para a compreensão dos desafios e das oportunidades para os empreendedores. E, claro, para dar visibilidade para os negócios via Base de Impacto”, Mariana Fonseca, CEO e cofundadora da Pipe.Social.