Segundo a empresa, “é um objetivo ambicioso que exigirá muitos anos de colaboração entre várias equipes da Apple”
Usar apenas produtos reciclados em seus dispositivos. Este é o objetivo da Apple, contido em seu Relatório de Responsabilidade Ambiental de 2017. Ousado, sem dúvida. Apenas não espere que isso aconteça em um futuro muito próximo. A empresa ainda não sabe como e quando irá atingir essa meta.
Segundo Lisa Jackson, vice-presente da Apple para Assuntos Ambientais, Políticas e Iniciativas Sociais, em entrevista à Vice News:
Estamos realmente fazendo algo que raramente fazemos, que é anunciar uma meta antes de descobrirmos completamente como cumpri-la.
Enquanto isso, o site da Apple diz:
É um objetivo ambicioso que exigirá muitos anos de colaboração entre várias equipes da Apple, nossos fornecedores e varejistas especializados – mas nosso trabalho já está em andamento.
Atualmente, apenas uma pequena parte da tecnologia usada em um iPhone provém de materiais reciclados. O objetivo, contudo, é que 100% de todos os produtos sejam feitos desta maneira. Incluindo MacBooks, iPods, iPads, AirPods e quaisquer outros.
Segundo o relatório, pretende-se fazer isso com uma cadeia de fornecimento fechada, que deve usar esquemas de reciclagem e robôs para identificar os materiais reutilizáveis. Parte dos materiais poderia vir de dispositivo antigos da própria Apple. Por exemplo, o alumínio pode ser derretido e usado em carcaças de computadores Mac.
Outro plano da Apple é usar apenas energia renovável em suas instalações, incluindo lojas e fábricas. Atualmente, 96% da energia usada já é renovável. Mas a empresa também quer encorajar toda a sua cadeia de suprimentos a fazer o mesmo e que as embalagens de seus produtos sejam feitas somente com papel reciclado.
Com informações do eCycle.
Imagem: Pixabay / CC0