Veja como aprovar sua captação online no Broota e como funciona essa ferramenta – grátis para startups – de controle de captações

Originalmente publicado no blog do Broota

Através do Broota, empreendedores podem apresentar seus negócios a uma multidão de investidores, receber investimento e gerenciar contratos – tudo isso online, de modo simples e ágil.

Acompanhamos todas as captações a fim de ajudar nos processos burocráticos e garantir a melhor experiência de acordo com as necessidades da empresa.

Processo de seleção

Toda startup que deseja captar investimento através do Broota deve preencher um formulário confidencial, com informações sobre o negócio e oportunidade de investimento, e submeter na plataforma para aprovação. Selecionamos então as startups que consideramos prontas para captar – e que têm sinergia com o que nossa rede de investidores busca.

Muitos empreendedores aplicam para captar investimento antes de ter o negócio bem estruturado, ou sem ter o material de apresentação para investidores pronto e validado.

Para ajudar startups que desejam ser aprovadas por nosso processo de seleção, criamos uma lista com o que consideramos necessário que tenham antes de aplicar:

Equipe formada, com fundadores dedicados integralmente à startup:

Nas fases iniciais de um negócio, o investidor investe essencialmente em pessoas: na experiência da equipe e em sua capacidade de execução. Fundadores que não estão dedicados integralmente à startup são uma sinalização ruim.

Idealmente, a startup deve ter mais de um fundador (historicamente, startups com co-fundadores têm melhor desempenho), e um Cap Table limpo: com os fundadores retendo pelo menos 80% de participação no negócio.

Negócio já desenvolvido:

Empresas em estágios muito iniciais, que não possuem tração ou produto para mostrar para os investidores, têm maior dificuldade de conseguir capital através da plataforma. Caso o negócio ainda não seja operacional, espera-se no mínimo um protótipo pronto e validado por clientes.

Vale ressaltar que não captamos investimento para ideias : é necessário que tenha uma empresa estruturada, principalmente agora que ficou mais fácil (e barato) abrir uma empresa.

Termos da rodada definidos e validados:

Os termos da rodada dizem respeito à oportunidade apresentada aos investidores: quanto está sendo oferecido pelo investimento? qual o instrumento do investimento?

Após definir os termos (precisa de ajuda? veja aqui), recomendamos que valide com alguém experiente no mercado de investimento anjo, para ver se está de acordo com as práticas do mercado e favorável a investidores anjos.

Material de apresentação da oportunidade (Deck) pronto:

Antes de optar por investir, os investidores fazem uma análise cuidadosa do negócio. Por isso, é necessário que tenha um Deck de apresentação do negócio pronto para ser apresentado a investidores, já incorporando feedbacks de mentores, parceiros e pessoas de sua rede que atuam no mercado.

→ Não sabe como estuturar o Deck? Baixe nosso modelo

Dica: dedique tempo para preparar a apresentação. O formato importa tanto quanto o conteúdo apresentado. Não apresente a um investidor sem antes validar com alguém do mercado.

Pronto? Veja como funciona o processo de seleção:

  1. Crie o perfil básico da startup e então abra uma rodada de captação, informando os principais termos da rodada.
  2. Preencha o formulário confidencial (aqui) e submeta para a aprovação do Broota. Levamos no máximo 5 dias para dar um retorno.
  3. Aprovado? Complete o perfil de sua startup e compartilhe os materiais de diligência para apresentarmos a startup aos investidores.

Startups que não são aprovadas recebem por e-mail um feedback sobre a proposta. Recomendamos então que trabalhem nos critérios apresentados — se possível, com a ajuda de mentores— e quando estiverem prontas para captar, apliquem novamente, esperando pelo menos 30 dias desde a última aplicação.

Controle da rodada online

Às startups que captam investimento online, oferecemos uma ferramenta de acompanhamento e controle da rodada, dividido nas 5 principais etapas:

1) Aprovação e termos:

Ferramenta para submeter o formulário de aprovação, validar os termos da rodada e, se necessário, editá-los.

2) Perfil da startup:

A maneira como o empreendedor apresenta sua empresa é determinante para o sucesso da captação. No Broota, o principal contato entre empreendedor e potencial investidor é através da página de perfil da startup.

Por isso, antes de abrir a rodada online, recomendamos a todos os empreendedores que completem o perfil com todas as informações do negócio que julgarem atraentes a investidores.

Veja aqui dicas de como preencher o perfil de modo atraente

3) Documentos de diligência:

Para auxiliar os investidores na diligência, é necessário fornecer documentos sobre o negócio, informações financeiras, documentos dos sócios e demais materiais sobre a oportunidade.

O empreendedor submete todos os documentos diretamente na plataforma, e pode determinar quais serão compartilhados com os investidores com acesso à rodada (e quais são confidenciais).

Para ajudar no preparo destes documentos, disponibilizamos modelos já prontos para que usem como guia. Além dos documentos obrigatórios, listamos também outros documentos importantes de se compartilhar, ranqueados de acordo com a importância.

4) Divulgação da rodada:

As rodadas de investimento podem ser públicas ou privadas (compartilhadas apenas com investidores estratégicos pré-selecionados). O controle de quem tem acesso à oportunidade é do empreendedor.

Após ter a captação aprovada, o perfil da startup completo e todos os documentos de diligência na plataforma, é hora de divulgar a rodada.

Através da página de divulgação, o empreendedor pode convidar investidores para a rodada, selecionar pessoas com as quais deseja compartilhar os documentos confidenciais, encontrar investidores estratégicos na base de mais de 6mil investidores do Broota (filtrando por mercados de interesse, cidades ou experiência) e enviar mensagens de atualização sobre a rodada.

Veja aqui estratégias de divulgação

5) Acompanhamento das reservas:

Os investidores, ao reservarem o investimento, pagam para o Broota. Quando a startup alcança a meta mínima da rodada, transferimos o capital para a conta da empresa.

Os empreendedores podem acompanhar todo o processo de pagamento online, sem ter que se preocupar com a cobrança.


Tem interesse de captar investimento online? Aplique: www.broota.com.br/empreendedor