Saiba os critérios para buscar um investidor anjo quando não for tarde demais, nem muito cedo

Da Anjos do Brasil

É comum escutar que o momento certo de um empreendedor buscar investimento anjo é quando a startup já está de fato funcionando, não é mais apenas uma ideia, e precisa de um aporte financeiro para conseguir dar um salto e crescer mais.

Isso está correto, mas saber se a hora certa é agora ou se seria melhor esperar mais três meses é um pouco mais complicado. Eis um exemplo que ilustra bem a complexidade do momento:

“Imagine que o empreendedor irá mostrar ao investidor um jardim. Se ele mostrar cedo demais, só estarão presentes as sementes no solo. O potencial das flores estará lá, mas não haverá nada concreto para ver. Por outro lado, o empreendedor pode acabar apresentando flores murchas, porque acabou esperando demais para ir buscar água para regá-las.” explica Igor Mascarenhas, empreendedor e sócio fundador da P2P Seguros.

Por isso, é necessário ficar atento a alguns detalhes sobre o investimento anjo, para assim conseguir decidir o momento de procurar investimento com bases mais sólidas:Em relação ao lado financeiro, é ideal que o negócio esteja faturando menos que R$ 1 milhão por ano e que o aporte que a empresa necessita esteja entre R$ 50 mil e 600 mil.

É importante também que os empreendedores já tenham formulado como o negócio será escalável, ou seja, que tenha a possibilidade de crescer sem aumentar tanto seu custo e que essa fórmula não seja facilmente copiada por concorrentes.

Não que seja imprescindível, mas é bem importante que a startup já tenha um MVP (Minimum Viable Product – em inglês, ou Produto Mínimo Viável) quando for buscar investimento. Isso significa que a ideia já saiu do papel e já foi minimamente produzida e implantada.

Ter essas informações – e o produto – em mãos, é sugestivo de que o empreendimento está pronto para ser investido e deixa a conversa com o investidor mais simples, uma vez que é possível mostrar a ele como sua ideia será concretizada e como o aporte fará com que o negócio cresça ainda mais.