Tênis mitiga emissões carbônicas e é compostável; empresa promete lançar Cotton + Corn até o fim de 2017
Nesta semana, a Reebok anunciou um novo produto inovador: o Cotton + Corn. Trata-se de um tênis produzido a base de plantas. O corpo dos modelos é feito de algodão orgânico, enquanto a sola é feita de um produto derivado de milho industrial. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a DuPont Tate & Lyle Bio Products.
Os materiais usados para fabricar os tênis são livres de petróleo. Além disso, ao fim de sua vida útil, eles podem voltar ao solo e serem compostados para cultivar novos materiais para a próxima leva de sapatos. De acordo com um estudo do MIT, a fabricação de um par de tênis emite em média 13,60 kg de dióxido de carbono. Sendo livre de petróleo, o novo tênis da Reebok deve diminuir sensivelmente essa emissão.
O que a Reebok diz sobre o produto
Segundo Bill McInnis, chefe do Reebok Future, departamento de inovação da marca:
Nós gostamos de dizer que estamos ‘cultivando sapatos’ aqui.
E diz ainda:
Com o cotton + corn nós focalizamos em todas as três fases do ciclo de vida do produto. Primeiro, no desenvolvimento, estamos usando materiais ‘que são cultivados’ e podem ser reabastecidos, em invés dos materiais à base de petróleo comumente usados hoje. (…) Em segundo lugar, quando o produto atinge o mercado, sabemos que nossos consumidores não querem sacrificar o visual e a beleza do tênis. Finalmente, nós nos preocupamos com o que acontece com os sapatos quando as pessoas se desfazem deles.
O presidente da Reebok, Matt O’Toole, adicionou:
A filosofia da Reebok é ‘Seja Mais HUmano’ e a sustentabilidade é uma parte central desta crença. Como seres humanos, nós temos a responsabilidade de deixar este planeta como o encontramos para as futuras gerações. Infelizmente, o fato é que a maioria dos tênis acabam em aterros, o que é algo que estamos tentando mudar. Como marca, estamos nos focando em sustentabilidade com o programa Cotton + Corn, assim como com outras iniciativas em que estamos trabalhando…
A Reebok tem uma longa história de inovação e de empresa socialmente responsável. A equipe da Reebok Future foi criada para inovar não apenas os produtos que nós fazemos, mas também o processo pelo qual os fazemos. Cotton + Corn é outro grande exemplo disso e um que pode ter um impacto positivo de longa duração no mundo.
Os primeiros modelos devem ser lançados até o fim do ano e serão vendidos pelo site da empresa. Ainda não há estimativas de preço.
Com informações do Ciclo Vivo, do Boston Magazine e do HypeBeast.