Entenda o modelo econômico que considera essencial o reaproveitamento dos resíduos sólidos na cadeia produtiva, em vez de descartá-los como lixo
Atualmente, a economia mundial pode ser chamada de linear. A matéria-prima é extraída do meio-ambiente, transformada em produtos, que são vendidos e em seguida descartados como lixo. É o contrário do que ocorre na natureza, em que tudo o que é descartado por um ser vivo é reaproveitado por outro. Pode-se dizer assim que a natureza segue um modelo de economia circular. Por que não adotar este modelo também para as atividades humanas? Já existe um movimento com este objetivo e os vídeos selecionados para este post explicam o conceito em detalhes.
Segundo a Ellen MaCarthur Foundation, economia circular é:
(…) regenerativa e restaurativa por princípio. Seu objetivo é manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo. O conceito distingue os ciclos técnicos dos biológicos.
Conforme concebida por seus criadores, a economia circular consiste em um ciclo de desenvolvimento positivo contínuo que preserva e aprimora o capital natural, otimiza a produção de recursos e minimiza riscos sistêmicos administrando estoques finitos e fluxos renováveis. Ela funciona de forma eficaz em qualquer escala.
Já falamos sobre economia circular algumas vezes na Kaleydos. Veja os posts abaixo:
Economia Circular: o que você e o seu negócio tem a ver com isso?
Membros da União Europeia fazem últimos debates sobre Pacote de Economia Circular