Entenda as principais oportunidades e os desafios dos negócios de impacto social e como a Artemisia pode apoiar o empreendedor
A Artemisia é uma organização pioneira no apoio a negócios de impacto, atuando no setor há 12 anos. Pela importância e experiência da entidade, entrevistamos a Priscila Martins, gerente de Relações Institucionais, que expôs a visão da Artemisia sobre o cenário do setor. Com ela, conversamos sobre o estágio de amadurecimento do setor, a internacionalização de negócios de impacto, oportunidades e desafios do setor e o que eles podem fazer pelo empreendedor.
Fundada pela Potencia Ventures em 2004, foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.
Uma das atividades da Artemisia é um programa de aceleração, pelo qual já passaram 91 negócios, que já impactaram mais de 27 milhões de pessoas. Destes, 48% receberam investimentos, que somam mais de R$ 65,6 milhões. 87% dos negócios que passaram pela Aceleradora permanecem ativos. Entre os negócios acelerados estão o Programa Vivenda, a Geekie e a Hand Talk.
Assista a entrevista abaixo. Ou, após o vídeo, leia os principais destaques da conversa.
Negócios de impacto estão em um momento mais amadurecido do que há uma década
Embora ainda haja muito a se amadurecer no setor dos negócios de impacto social no Brasil, o atual cenário é muito mais robusto do que era há 12 anos, quando a Artemisia começou as suas atividades. Priscila explica que:
Inicialmente, quando a gente falava de negócios de impacto social, era complicado as pessoas entenderem as duas propostas de resultado financeiro e de impacto social simultâneo. E hoje a gente vê que é um tema já em projeção. A gente vê uma série de organizações trabalhando esse tema também.
E dá exemplos disso vindos da aceleradora da organização:
A gente tem casos de negócios que foram acelerados, que as suas soluções viraram políticas públicas. A gente tem exemplos de negócios que nós aceleramos que estão em fase de internacionalização. Alguns números: de 2011 até 2016, a gente mediu um crescimento no volume de negócios analisados na aceleradora da Artemisia de 640%. Então a gente consegue perceber que é um tema que, de fato, veio para ficar.
Internacionalização de negócios
Priscila também comenta que alguns negócios de impacto já estão em fase de internacionalização, conquistando o mercado exterior. Segundo ela, este fato mostra que este já é um mercado robusto e estabilizado.
A gente tem, por exemplo, um empreendedor de Pernambuco que criou uma solução de alfabetização para pessoas com deficiência na fala. O nome do negócio é Livox. Esse empreendedor, inclusive, foi convidado pelo Google e ele hoje está nos Estados Unidos para desenvolver sua solução, para que sua solução possa ser uma solução global.
Oportunidades e desafios para empreendedores de impacto
Para Priscila, as maiores oportunidades do empreendedor são os desafios que o Brasil enfrenta em setores estruturantes, como saúde e educação. São setores em que negócios podem oferecer soluções para as deficiências dos serviços públicos.
Dando um exemplo mais prático, 140 milhões de pessoas dependem exclusivamente do SUS. Então existem uma série de desafios relacionados a essa questão, onde o empreendedor consegue se debruçar e desenvolver uma solução. Em educação, por exemplo, que é um outro setor estruturante. A gente tem um índice de ensino médio aonde a cada dois alunos, apenas um aluno conclui o ensino médio. Enfim, e outros setores, como saneamento, mobilidade. Enfim, uma infinidade de setores.
Em relação aos desafios, não são muito diferentes daqueles enfrentados por negócios tradicionais. O maior deles é a escassez de investimento nas startups em estágios iniciais, antes de atravessarem o assim chamado “vale da morte”.
Existe uma oferta de capital para negócios aonde o risco é menor. Negócios que já estão com seu modelo de negócio provado, com seu produto provado. Mas negócios que estão em uma fase mais inicial ainda há uma escassez de recurso, até que esse empreendedor consiga o “vale da morte”.
E explica como a Artemisia busca solucionar essa escassez de investimentos.
Dentro do nosso trabalho, a gente tem buscado alternativas frente a esse desafio, por exemplo, trazendo grandes empresas para programas co-criados. Entendendo que esses negócios possuem inovações muito criativas e bacanas, que podem ser plugadas na cadeia de valor de grandes empresas, que também estão buscando essas inovações. Onde a gente consegue oferecer, como benefício para o empreendedor, um capital financeiro em estágio semente, por exemplo.
O que a Artemisia pode fazer pelo empreendedor de impacto
Como uma das principais organizações de apoio a negócios de impacto, a Artemisia mantém um programa de aceleração de negócios personalizado.
A gente ajuda o empreendedor nos principais desafios de crescimento dele. E conciliando o que a gente chama de business development individual. Conciliando com conexões com investidores, com parceiros, com mentores, outros empreendedores da rede.
Curso Online de Negócios de Impacto
Outro apoio é um curso online da organização, que pode ser feito por qualquer pessoa interessada em negócios de impacto.
É um curso que foi construído com base nesse conhecimento adquirido pela Artemisia ao longo dos seus 12 anos. E concilia esse conhecimento teórico e conhecimento prático de casos de negócios nacionais e internacionais. Ele é um curso destinado a qualquer pessoa que tenha interesse em negócios de impacto social e queira conhecer essa teoria e essa prática. Então, professores, estudantes, profissionais, todo mundo que esteja buscando propósito e trabalho simultaneamente está convidado a conhecer nosso curso.