Pioneira no Mato Grosso, a empresa aplica sustentabilidade, com apoio do Sebrae, desde a década de 80
Inovação está na origem da Lavanderia Alba, primeiro empreendimento do ramo no estado do Mato Grosso. Com 48 anos de estrada, três a mais do que o Sebrae, o empreendimento foi idealizado em Cuiabá por quatro jovens médicos do Exército vindos de outras localidades do país onde o serviço já era comum. Identificaram a oportunidade e convidaram o bancário Luiz Mauro Corrêa para administrar o negócio. Além do pioneirismo, a sustentabilidade está há tempos em pauta na empresa.
“Reaproveitamos água da chuva desde a década de 1980, mesma época em que compramos o equipamento de lavagem a seco, à base de solventes. E aproveitamos o calor de Cuiabá para fazer a pré-secagem das roupas”, exemplifica Gustavo Corrêa, diretor-administrativo da empresa e filho do fundador.
Com o tempo, a Lavanderia Alba tornou-se um negócio familiar. Os médicos seguiram carreira e, em 1985, o Corrêa pai virou o único dono. Aos 75 anos, prepara-se para passar o bastão a Gustavo, de 43. Há cinco anos, pai e filho recorreram ao Sebrae para solucionar um problema crônico de abastecimento na matriz. “Tínhamos equipe, maquinário, mas não tínhamos água. Foi quando surgiu a ideia de buscar reúso da água e o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) apresentou a solução”, relata o diretor.
Foi com a consultoria do Sebraetec, subsidiada pelo Sebrae, que conheceram a empresa Água Pura, que forneceu a estação de tratamento de reúso da água. O equipamento purifica os efluentes da planta industrial, onde funcionam o escritório e a unidade principal da lavanderia em Cuiabá, que atende hospitais, indústrias, hotéis e residências. Com gasto de mais de 10 mil litros de água por hora, a estação de tratamento reduziu em 90% a conta mensal com a empresa de abastecimento.
“Ficamos independentes de companhia de água, de carro-pipa e poços”, resume Gustavo. Ele conta que a preocupação com a economia se estende aos quatro pontos de atendimento na capital e região metropolitana. As lojas fazem lavagem a seco e wet cleaning, método que usa apenas 4 litros de água por quilo de roupa, contra 30 litros por quilo da lavagem tradicional. Há ainda uma unidade industrial no interior, na cidade de Rondonópolis.
Com 200 funcionários, a Lavanderia Alba passou de pequena para média empresa. Gustavo credita muito do crescimento do negócio familiar ao apoio do Sebrae. “Somos muito gratos, pois o Sebrae é muito importante na nossa história. O reúso da água gerou um resultado extraordinário, mas todos os cursos que fizemos tiveram valor e contribuíram para o crescimento da empresa”, afirma, citando, entre outros, cursos de liderança, competitividade, atendimento e, mais recentemente, de eficiência energética – esse último parcialmente realizado na própria empresa.