Nova tecnologia torna o acabamento mais rápido, reduz o desperdício de matérias-primas e dispensa produtos químicos
A indústria da moda é conhecida pelo seu impacto ambiental e é necessário desenvolver novos métodos de produção menos poluentes e que gerem menos resíduos. É o que conseguiu Liz O’Neill, diretora de supply chain da Levi´s, famosa marca de jeans. O site Fast Company informa que, sob o seu comando, a empresa desenvolveu um método mais rápido e sustentável de realizar o acabamento de seus produtos.
Segundo O´Neill, “a rapidez para se colocar um produto no mercado e a sustentabilidade são os dois principais desafios na indústria [da moda]”. Frequentemente, as empresas sacrificam a sustentabilidade em prol da velocidade, ao produzir mais roupas do que o necessário, gerando desperdício – um problema tanto ambiental quanto financeiro.
Com o projeto F.L.X (future-led execution, ou execução orientada pelo futuro, em tradução livre), ela conseguiu solucionar os dois desafios ao mesmo tempo. O método usa prototipagem digital e lasers para automatizar o processo de acabamento dos jeans (fazendo-os parecer desgastados ou desbotados). Dessa forma, corta gastos e reduz o desperdício de matéria-prima, tornando a produção de jeans mais sustentável.
O´Neil afirma que tecnologia já está sendo usada em milhões de produtos e que ela pretende escalá-la para cobrir 50% dos jeans da empresa nos próximos anos.
Entenda como funciona
Prototipagem rápida
Um software permite que designers criem uma imagem altamente realista do produto final, que é enviada a uma máquina no centro de distribuição da empresa em Nevada, que por sua vez trata o jeans em minutos. Essa velocidade permite que a Levi´s acompanhe e lidere as tendências da moda.
Sistema limpo
A maioria dos acabamentos são realizados ao se lavar o jeans repetidamente, geralmente com produtos químicos. Esse processo gera resíduos tóxicos e é lento, produzindo dois ou três pares de jeans por hora. Os lasers da F.L.X podem fazer o acabamento em 90 segundos, sem usar subprodutos danosos.
Ajuste personalizado
Em agosto de 2018, a Levi´s fez o projeto-piloto de um estúdio customizado em Los Angeles, em que os visitantes podiam personalizar e lavar os seus jeans, escolhendo entre mais de 2.000 acabamentos em um iPad. Os jeans eram feitos na hora. Agora O´Neill está trabalhando para expandir a tecnologia, de maneira a permitir que os clientes personalizem os seus jeans no site da empresa, ou em lojas, e os recebam em poucos dias.
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Foto: Visualhunt.com