Uma nova geração de empreendedores de negócios de impacto social tem investido na criação de soluções inovadoras e acessíveis no setor de Energia destinadas à população de menor renda. A temática é de suma importância para o Brasil. O acesso à energia de qualidade está diretamente relacionado ao atendimento às necessidades básicas e ao desenvolvimento social ligado à educação, saúde, crescimento econômico, segurança, oportunidades de trabalho e de renda. De áreas rurais às urbanas, a energia é essencial para o desenvolvimento da sociedade e melhoria da qualidade de vida.
Empresas como a GreenAnt e Solstar têm despontado como exemplos de inovação social. Ambas apostam na tecnologia como ferramenta para que o consumidor possa reduzir o consumo de energia e para democratizar o acesso à energia solar, oferecendo um custo mais baixo.
Selecionados pela Artemisia e Instituto AES para serem potencializados pelo programa Aceleradora, esses negócios se destacaram em um processo que analisou mais de 150 startups brasileiras que atuam dentro da temática. Em comum, as duas têm a conexão com a missão de garantir à população –em especial, a parcela de menor renda – o acesso à energia confiável, segura e sustentável. Na prática, elementos fundamentais para o aumento de prosperidade e geração de impacto em diferentes setores.
Foto: Amrit Plahi – Own work, CC BY-SA 4.0, Link