Um termo muito usado no campo do Setor 2.5, negócios de impacto e negócios sociais é “Teoria da Mudança”. É importante que empreendedores do meio tenham boa compreensão do que isso significa.
O Projeto Draft publicou um ótimo artigo a respeito. Confira um trecho abaixo:
Teoria da Mudança (ou Teorias de Mudança) é uma metodologia de planejamento que, a partir a realização de um mapa, traduz, organiza ou estrutura mudanças pretendidas por uma iniciativa social. Segundo Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE (Inovação em Cidadania Empresarial), a Teoria da Mudança é o que define a direção tomada por uma organização e uma potente ferramenta de comunicação com seus stakeholders. “É por isso que precisa ser construída de forma colaborativa de forma a refletir os desejos de todos os públicos envolvidos na intervenção.”
De acordo com Rogério Silva, sócio fundador e diretor de pesquisa da Move, agência de avaliação estratégia e desenvolvimento social, o papel da Teoria da Mudança é articular os resultados em uma espécie de cadeia causal. “Isso se faz demonstrando que os resultados de longo prazo serão produzidos desde que os resultados de médio e curto prazo também sejam alcançados, e que certas condições sejam favoráveis”, afirma. Ele diz ainda que uma boa Teoria da Mudança costuma aprofundar as discussões, evitar os discursos vazios e panfletários e mostrar que o caminho para a transformação é possível. “Mas é difícil, requer condições favoráveis e exige tempo.”
[mks_button size=”large” title=”Continue lendo no Projeto Draft” style=”squared” url=”https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-teoria-da-mudanca/” target=”_blank” bg_color=”#000000″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”1″]