Startup foi vencedora do desafio Sebrae Like a Boss 1 UP

Da Agência Sebrae de Notícias

A startup Piipee, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, é a vencedora do desafio Sebrae Like a Boss 1 UP, competição realizada em diversas etapas, desde a Campus Party São Paulo, no início do ano, até a final de sexta-feira (27) na capital paulista. O prêmio foi entregue pela diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. “A premiação tem o objetivo de destacar as propostas apresentadas pelas startups, mas também representa a coroação de um trabalho que foi desenvolvido ao longo de todo o ano pelo Sebrae com todas as empresas participantes”, ressaltou.

Startups de todo Brasil se enfrentaram nos 26 e 27 de outubro (quinta e sexta-feira), na final do desafio Sebrae Like a Boss 1 UP, que ocorreu durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), maior evento do segmento da América Latina. Foram três rounds diferentes de disputa, sendo um no primeiro dia e dois, no segundo.

Na sexta-feira se apresentaram os oito finalistas da competição: Diagene, Autaza, Ranky My App, SDW, ContruCode, O Amor é Simples, SolidarEasy e a vencedora, Piipee.  A startup gaúcua desenvolveu um sistema que reduz em até 80% o consumo de água nas bacias sanitárias. O produto possui um dispenser que é acoplado próximo ao vaso sanitário. Quando o usuário usar a bacia,  não deve acionar a descarga, mas sim o dispositivo, que libera um  líquido. O líquido é uma solução biodegradável, ecologicamente correta, que trabalha nas características físico-químicas da urina, economizando a água da descarga.

 “A conta total água pode ser reduzida em até 30% com o dispositivo. Além da questão ambiental, também pode representar uma grande economia nos custos de um condomínio ou de uma empresa”, afirmou o CEO e fundador da Piipee, Ezequiel Vedana. “Vencer uma competição tão importante como o Like I Boss1 UP certamente traz mais visibilidade para a empresa e nos dará impulso em nossos próximos passos”, disse Vedana, que já projeta o crescimento da empresa, que tem atualmente 400 clientes, no curto prazo. Em 2018, a startup tem planos de abrir um escritório na capital paulista, visando buscar mais clientes no mercado brasileiro e também iniciar o processo de internacionalização.

A banca avaliadora contou com a presença de investidores e especialistas no setor,  o que representa uma boa oportunidade de validação das ideias, projetos e empresas que chegaram à final.  Em todas as etapas que antecederam a final, todos os participantes tiveram acesso a mentorias e orientações do Sebrae.

As finalistas que se apresentaram  na capital paulista foram selecionadas em um total de quatro eliminatórias em 2017, envolvendo 150 startups. Além dos competidores do desafio, o Sebrae levou mais de 650 empresários, de todo o país, para o CASE, em apoio ao evento promovido pela ABStartups.

O Like a Boss 1 Up atua junto a jovens empreendedores, oferecendo inovação, orientação e consultoria que impactam positivamente a vida das empresas participantes. Para os empresários, representa a chance de sair do evento com um aporte financeiro destinado a alavancar o negócio. Portanto, o Sebrae atua na pré-aceleração do empreendedor e seu negócio e na potencialização de conexões para fortalecer o ecossistema das startups no país, formado também por investidores, aceleradoras e instituições de fomento.

As finalistas que se apresentaram na capital paulista foram selecionadas em um total de quatro eliminatórias em 2017, envolvendo 150 startups. Além dos competidores do desafio, o Sebrae   de 650 empresários, de todo o país, para o CASE, evento promovido pela ABStartups, com o apoio do Sebrae. Ao todo, foram mais de 10 mil participantes durante os dois dias de evento.

Estande

O Sebrae também marcou presença no CASE com um estande  onde os participantes tiveram  acesso a uma série de atividades com conteúdos destinados ao empreendedorismo e inovação nos pequenos negócios. As atividades incluíram apresentações de painéis, palestras, vivências e troca de experiências.
De acordo com Heloisa Menezes, a participação no CASE mostra mais uma vez a importância que a instituição está dando ao apoio no desenvolvimento das startups brasileiras. “O papel do Sebrae tem sido cada vez mais reconhecido dentro do ecossistema do setor”, ressaltou.