Sob projeções agressivas, a Shell espera que a frota de elétricos cresça de cerca de 1% do mercado para 10% até 2025
A Royal Dutch Shell se associou com as principais montadoras para implementar pontos de recarga ultrarrápidos nas rodovias da Europa. O acordo da Shell com a IONITY – uma joint venture entre a BMW, Daimler, Ford e Volkswagen – trará inicialmente postos de alta potência para 80 estações rodoviárias até 2019.
A Engie, E.ON e a startup ChargePoint já fazem esse tipo de trabalho na Europa, mas a Shell diz que a tecnologia IONITY é fundamental para suprir o problema de distância durante as viagens. Mesmo que os carros elétricos representem apenas uma pequena fração do mercado, o ritmo de crescimento da tecnologia e sua sustentabilidade leva as companhias de combustível fóssil a reavaliarem seus modelos de negócios centenários.
Sob projeções agressivas, a Shell espera que a frota de elétricos cresça de cerca de 1% do mercado para 10% até 2025, deslocando a demanda de petróleo para cerca de 800 mil barris por dia. O número de postos de recargas na Europa quase triplicou de 2014 para 2017: hoje são quase 120 mil unidades, de acordo com o European Alternative Fuels Observatory.