Exemplo de economia circular, as garrafas serão comercializadas em mais de cinco mil lojas de cafés Starbucks
A rede multinacional de café Starbucks está lançando uma edição limitada de garrafas reutilizáveis usando materiais sustentáveis, entre eles o lixo plástico recolhido dos oceanos. O produto é feito de vidro resistente a quebra e livre de Bisfenol A, substância que pode favorecer o surgimento de câncer de próstata e de mama. Ele vem com um porta garrafas fabricado com lixo plástico retirado de ilhas remotas e comunidades costeiras. Além disso, tem uma tampa de bambu natural à prova de vazamentos.
A iniciativa está sendo feita em parceria com a ONG Parley for the Oceans, responsável também pela linha de tênis da Adidas feita com o mesmo material; e com a SOMA – empresa B certificada pelo B Labs (no Brasil, representado pelo Sistema B) – que desenvolve produtos sustentáveis para o uso de água.
As garrafas serão comercializadas em mais de cinco mil lojas da Starbucks nos EUA e no Canadá. Parte do lucro será revertido para iniciativas do Parley for the Oceans.
O lançamento desta linha de garrafas é um bom exemplo de economia circular, em que os materiais geralmente considerados “lixo” são reinseridos na cadeia produtiva, em vez de serem descartados como resíduos.
Para saber mais sobre economia circular, clique aqui.
Leia também
Starbucks transformará lixo plástico descartado em móveis para suas lojas
ONU Plástico: a responsabilidade das empresas e do consumidor
Coca-Cola promete reciclar 100% de suas embalagens até 2030
Marca de cosméticos recolhe lixo dos oceanos e usa como matéria prima para embalagens
Lego lança linha de produtos sustentáveis feitos de cana-de-açúcar
Com informações do Ciclo Vivo.