Do engajamento dos funcionários à reciclagem de embalagens e viagens sustentáveis, Empresas B compartilham dicas pelo bem do planeta
Por B The Change. Tradução: Kaleydos.
Os negócios exercem um enorme impacto sobre o planeta. Com isso, surge a oportunidade de mudar, melhorar e tomar uma iniciativa. Empresas B acreditam em equilibrar os lucros com a consideração pelas pessoas e pelo planeta, e estão liderando o caminho com a sua performance ambiental.
Quer o seu negócio esteja procurando fazer pequenas mudanças coletivas, ou estabelecendo metas ambientais de longo prazo, considere as sugestões a seguir de Empresas B sediadas no Reino Unido.
Torne seu escritório sustentável
Por Robin Tyler, gerente de compras na Cotswold Fayre
No ano passado, os membros da equipe gerencial da Cotswold Fayre decidiram “tornar o escritório sustentável” para reduzir o nosso impacto sobre o planeta.
Um passo simples foi remover todos os cestos de lixo debaixo das nossas mesas. Usar somente um cesto de lixo para comida e um para reciclagem reduziu o lixo que iria para o aterro em dois terços! Todo o papel que o escritório usa agora é 100% reciclado e os resíduos de papel são reciclados.
Após implementar essas mudanças, nós rapidamente identificamos outras mudanças que poderíamos fazer. Elas incluíram instalar um secador de mãos (economizando 20 mil toalhas de papel) e mudar nossos fornecedores de energia elétrica para a Ecotricity, uma fornecedora de energia 100% verde. Também começamos a comprar papel higiênico e papel toalha da Empresa B Who Gives A Crap (os produtos são 100% reciclados e 50% dos lucros são usados para construir banheiros para pessoas que precisam deles). Em casa, 10 de nós mudaram para a Bulb, outra empresa B, que usa energia 100% renovável e gás que é 100% neutro em carbono. Todos os suprimentos usados no escritório agora são de marcas amigáveis ao meio ambiente.
Todas essas mudanças exigiram mínimo esforço e poderiam ser feitos por negócios de qualquer tipo e tamanho. Comece com uma pequena lista; a partir dela você pode decidir fazer mudanças maiores – iluminação de baixa energia, hospedagem de internet sustentável, carros elétricos. A lista não tem fim!
Engaje seus funcionários
Por Matt Hocking, diretor na Leap
Na Leap, fazemos tudo o que podemos para minimizar a pegada carbônica. Os membros da nossa equipe se envolvem de muitas maneiras, mas nós descobrimos que o desafio compromisso Do Nation é a maneira mais eficaz de aumentar o envolvimento dos funcionários. Do Nation (também uma Empresa B) é uma plataforma em que as organizações e indivíduos podem publicar o compromisso de fazer pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos.
Firmar o compromisso ensinou à nossa equipe como ações simples fazem a diferença. É incrível ouvir as conversas entre os membros da equipe sobre mudanças com propósito. Desde mudar para energia renovável, cortar bebidas açucaradas, tomar leite vegetal no escritório até ser mais consciente a respeito da comida que comemos, essas pequenas mudanças têm um impacto duradouro, pessoal e ambientalmente.
Nós participamos do desafio mais cedo esse ano, ao lado de outras empresas B, como a Wholegrain, Invivo Clininal e Cafedirect. As mudanças que fizemos vieram para ficar e nossa equipe de oito pessoas reduziu as suas emissões carbônicas em 20.000 kg anualmente. Além disso, tem sido muito divertido!
Eu recomendaria que qualquer negócio participasse do desafio Do Nation e descobrisse a potencial diferença que você e a sua equipe podem fazer coletivamente.
Opte pela energia renovável
Por Andy Stephens, head de alimentos sustentáveis na COOK
Caco, o Sapo fez uma observação famosa: “não é fácil ser verde”, mas isso foi antes da energia renovável se tornar tão acessível.
Na COOK, nós decidimos mudar para energia 100% renovável em 2017 e nos surpreendemos em como foi fácil implementá-la. Nosso corretor de energia, o Beond Group, lançou um concurso para que fornecedores de energia renovável enviassem cotações e então nós escolhemos o que nos parecia mais adequado. Simples assim. Em um passo, cortamos nossa pegada carbônica aproximadamente pela metade – equivalente a 2.368 toneladas, mais ou menos o mesmo que 650 residências mudando para energia renovável – a um custo comparável à energia não-renovável.
Ao escolher fornecedores, assegure-se de checar que eles são capazes de oferecer o certificado Renewable Energy Guarantees Origin (REGO), certificando que a energia é verde. Atualmente, nós comparamos nossa energia da Orsted, que gera energia verde por meio de parques eólicos offshore e usinas de bioenergia. A mudança não requer nenhuma mudança na infraestrutura ou no equipamento. Você ainda receber a sua energia pela rede elétrica, mas estará usando o seu poder de compra para votar por um sistema de energia mais sustentável.
Nós reconhecemos que comprar energia é um bom primeiro passo, mas não é o passo definitivo. No momento, estamos trabalhando com uma cooperativa de energia para entender se um projeto envolvendo painéis solares no teto de nossa nova cozinha é viável e estamos procurando por outras maneiras de usar energia mais eficientemente.
Feche o circuito
Por Jo Chidley, fundador da Beauty Kitchen
Quase todas as embalagens de produtos de beleza – 99% – são jogadas fora após apenas um uso. A Beauty Kitchen está aqui para mudar isso por meio do novo programa “Retorne · Reabasteça · Repita”. Envie a sua embalagem Beauty Kitchen de volta para nós e nós vamos lavá-la e reutilizá-la para o próximo lote dos seus produtos favoritos. Pense nisso como uma versão moderna do entregador de leite, mas para produtos de beleza.
Sugestão de leitura: Economia circular: o que é e como aplicar ao seu negócio de impacto
Como estamos fazendo isso acontecer? Ao mudar para uma embalagem de vidro ou alumínio, tornando fácil lavá-la e reutilizá-la. De fato, a Beauty Kitchen redesenhou todos os elementos das suas embalagens com a reutilização em mente. Isso inclui não usar cola nas tampas, o que significa que elas também podem ser lavadas reutilizadas, assim minimizando o desperdício e fechando o circuito nas embalagens. Nós também usamos etiquetas feitas com rock paper/ papel de rocha (que não precisa de árvores ou água para produzi-lo).
Planejar o design com o fim do processo em mente funciona em todas as indústrias. Se o seu negócio usa embalagens, algumas poucas questões podem fechar o circuito. É reciclável? Tem sido reciclável? Se não, poderia ser? Estabelecer metas alcançáveis e persegui-las é o passo mais importante que qualquer negócio pode tomar.
Seja benéfico para o clima
Por Lauren Ellis, gerente de relações públicas e eventos na Intrepid Group
No Intrepid Group, acabamos de anunciar a nossa meta de nos tornarmos benéficos para o clima até 2020. Nós temos sido neutros em carbono desde 2010, compensando emissões carbônicas de todas as viagens ao comprar créditos de carbono associados a uma variedade de projetos de energia renovável. Agora, nós queremos criar um benefício ambiental ao remover dióxido de carbono adicional da atmosfera.
Como um negócio com propósito além do lucro, nós reconhecemos que a sustentabilidade operacional não é mais suficiente e que nós precisamos encontrar maneiras de regeneram o planeta. A ação climática tem que ser uma prioridade para qualquer que ama viajar. Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer uma diferença positiva e ajudar a preservar o planeta para a próxima geração de viajantes.
Estamos trabalhando com a nossa ONG, a The Intrepid Foundation, para levantar fundos para uma solução inovadora de algas marinhas que fará exatamente isso. Nós unimos forças com a Climate Foundation e com a University of Tasmania para começar um crowdfunding para uma nova iniciativa de permacultura marinha que irá regenerar ecossistemas na Tasmânia e sequestrar carbono da atmosfera.
A primeira tarefa para outras empresas que queiram assumir uma postura de liderança em sustentabilidade é entender onde elas estão tendo impacto, seja bom ou ruim. Então você precisa se certificar de que a sua ideologia movida por um propósito sustentável integra o seu processo de decisão. Nós temos visto os benefícios financeiros de trabalhar dessa maneira, atingindo três anos consecutivos de crescimento recorde, incluindo um aumento de 17% em receita em 2018.