Você ainda vai errar muito como empreendedor. E isso é bom!

Dizia o filósofo norte-americano Elbert Green Hubbard que “o maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum”. De fato, para o empreendedor, tão importante quanto estudar casos de sucesso é conhecer onde outros empreendedores erraram no passado. E principalmente não ter medo de cometer os seus próprios erros.

Pensando nisso, a Kaleydos e a Pipe Social fizeram a alguns empreendedores a seguinte pergunta: “Qual foi seu maior erro como empreendedor e o que aprendeu com isso?” Como você poderá ler abaixo, as respostas são cheias de bons insights. Aprenda com os erros dos outros, mas tenha em mente de que os seus erros também serão importantes para o seu próprio desenvolvimento como empreendedor.

É empreendedor e quer compartilhar conosco quais foram os seus erros e aprendizados? Responda a nossa pesquisa e tenha a sua opinião publicada na Kaleydos. Acesse: https://pt.surveymonkey.com/r/TMBH3Y8.


Este é um conteúdo da série:


Alexandre de Avila Leripio

Cofundador da Sumá

O que ainda não cometi, por isso o aprendizado gerado com erros é tão importante, para prevenir a ocorrência ou diminuir os efeitos dos erros inevitáveis que ainda virão.

 

Thomas Eckschmidt

Cofundador do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, Empresário B e cofundador da ResolvJa (LawTech).

O meu maior erro foi achar que eu conhecia meus sócios. Acho que no processo de empreender, uma coisa importantíssima é entender os talentos de cada um e não apenas distribuir o que cada um vai fazer. Além disso, entender qual a intenção de empreender de cada um. Alguns querem empreender para ganhar muito dinheiro, e aí vale qualquer coisa, outros querem empreender para mudar o mundo. Poucos mudam de lado, mas os indecisos ou inconscientes acabam migrando para um lado ou para o outro. Como sugestão para despertar o seu capitalista consciente que está inconsciente dentro de você e te ajudar a entender essa jornada de alto impacto (www.CCActivator.cc), onde pessoas com propósito tem performance exponencial, leia o livro Conscious Capitalism Field Guide (www.CCFieldGuide.com) que estará disponível em português em agosto de 2018 pela Editora Voo.

Christina Carvalho Pinto

Presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação

Cometi dois grandes erros como empreendedora:

1- Lancei a empresa sem antes fazer uma análise de cenário do setor para verificar quais as reais oportunidades para uma empresa nova, nacional, independente, criativa, com claros valores éticos e uma grande afinidade com o universo da Sustentabilidade.

2- Acreditei muito nas previsões de investimento passadas pelos clientes. Dimensionei custos internos baseados em estimativas e tive enormes prejuízos. Aprendi que “estimativa” é muito diferente de “fatura emitida e paga”. Hoje sou muito mais cautelosa e realista.”

Amalia Sina

Empresária, escritora, professora da FGV, Diretora da Fiesp, Ex presidente da Walita e Philip Morris

Na empreitada de ser empreendedora, três pontos eu creio que não trabalhei corretamente. E que são erros que recomendo aos iniciantes que não cometam. O primeiro deles foi acreditar que o negócio daria dinheiro no primeiro ano. Em geral, não é provável que ocorra. No meu caso não ocorreu. O segundo erro que cometi foi vender repetidamente para clientes maus pagadores. Acreditei, confiei e me decepcionei. E estou falando aqui de grandes clientes. E por último não se deve contratar familiares para posições estratégicas, pois fica difícil desfazer a parceria.

Paula Fabiani

Diretora-presidente do IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

Eu acreditei que a responsabilidade de atração de novos projetos podia ser dividida entre todos do time, mas percebi que é importante definir claramente quem é ou são as pessoas responsáveis por esse desafio..

 

Rafael Parente

CEO da CONECTURMA (Aondê), PhD em educação pela NYU

Meu maior erro foi ser muito ambicioso em relação a nossos produtos e à própria empresa. Aprendi que é sempre melhor começar menor e mais simples e ir crescendo com mais estrutura, organização e cuidado.

 

Mario Lapin

CEO da Eludica

Um dos meus maiores erros enquanto empreendedor foi a demora para sistematizar de forma clara os modelos de negócios e as estratégia de crescimento da empresa. Comecei com pouca experiência e o ímpeto de alcançar um propósito, e faltava aprender que sem um plano estratégico e um time de líderes, com visão convergente, dificilmente a curva de crescimento engrena.

Leandro Crespo Ziotto

4daddy Conteúdos Digitais

Que a teoria é totalmente diferente da prática. Que definir modelos de negócios para trabalhos de faculdade, é diferente que fazer um real, e colocá-lo em prática é mais difícil ainda.

 

Samuel Lima

Cofundador e CEO da VibEye

Equipe. Aprendi na importância de formar não apenas uma equipe capacitada, mas com os mesmos propósitos, objetivos e disposição.

 

 

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