Empresa gera renda a produtores por meio da gestão de resíduos têxteis

Solucionar um problema ambiental e ao mesmo tempo gerar renda para pequenos produtores. Como uma empresa socioambiental, estes são os objetivos cumpridos pela Retalhar.

Segundo o site NESsT:

A indústria têxtil é um dos setores mais significativos e importantes da economia brasileira, no entanto, a receita gerada é concentrada e dificilmente repassada para os produtores, assim como o potencial impacto ambiental de 175 mil toneladas de resíduos têxteis descartados por ano no Brasil.

A Retalhar oferece uma solução para este cenário por meio da logística reversa de tecidos. A empresa reduz o desperdício de matéria-prima e evita que sejam descartados por incineração ou aterragem, dois métodos danosos ao meio ambiente. Neste processo, também aumenta a renda das cooperativas envolvidas na cadeia têxtil.

A empresa oferece quatro produtos e serviços: 1) reciclagem de tecidos; 2) cobertores populares (fabricados com a partir de uniformes descartados); 3) descaracterização para reuso (uniformes usados reaproveitados); 4) transformação de tecidos em brindes corporativos sob demanda.

Equipe da Retalhar - gestão de resíduos têxteis

Equipe da Retalhar
Fonte: NESsT

Resultados

A Retalhar já geriu mais de 15,7 toneladas de resíduos têxteis; poupou 117,67 m3 em volume de aterro; evitou emissões carbônicas na ordem de 231 tCO2e; e gerou mais de R$ 89 mil em renda aos grupos produtivos (cooperativas)

Inicialmente, o projeto teve o apoio da pré-acelerada Worth A Million. Em seguida, foi selecionado para o programa de aceleração da NesST. Esta última os conectou a um mentor para auxiliar na gestão do negócio e ajudou a identificar oportunidades de crescimento e a desenvolver o modelo do negócio social.