Por meio de um decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceu a Estratégia Nacional de Economia de Impacto e criou o Comitê de Economia de Impacto, conhecido como Enimpacto, com o objetivo de promover um ambiente propício ao desenvolvimento econômico através da resolução de desafios sociais e ambientais.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os investimentos em impacto social em todo o mundo ultrapassam US$ 1,1 trilhão. Sob pressão de investidores e políticas públicas voltadas para a economia de impacto, o governo prevê um aumento dessas atividades no Brasil.
A Enimpacto estabelece metas, como a expansão de investimentos e negócios que gerem resultados financeiros sustentáveis, bem como a coleta de dados e a promoção de uma cultura de avaliação do impacto socioambiental em instituições, empresas e negócios.
Segundo Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, a Enimpacto é um passo importante do governo para coordenar diversas políticas públicas que contribuem para uma economia mais verde e inclusiva.
Para atingir essas metas, o decreto prevê a criação do Comitê de Economia de Impacto, que se tornará o órgão consultivo responsável por propor, monitorar, avaliar e coordenar a implementação da estratégia.
O comitê terá uma duração de dez anos e contará com o apoio de cinco grupos de trabalho focados em tópicos relacionados à economia de impacto, como oferta de capital, expansão de negócios, organizações intermediárias, ambiente institucional e regulatório, bem como fomento através da colaboração com estados e municípios.
O comitê será composto por 50 membros, incluindo representantes de ministérios, instituições bancárias, reguladores, órgãos de pesquisa e desenvolvimento, bem como organizações da sociedade civil e associações do setor privado. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) presidirá o comitê, com reuniões trimestrais e apresentação anual de relatórios e metas para o próximo ano.