Varejista aumentará as suas compras de algodão certificado, orgânico e reciclado; decisão dá sinal a fornecedores de que mercado de algodão sustentável crescerá
A Gap Inc., maior varejista especializada em roupas dos Estados Unidos, anunciou recentemente que usará apenas algodão 100% sustentável em seus produtos até 2021. A empresa almeja aumentar dramaticamente a inovação em fibras e tecidos sustentáveis para todas as suas marcas, incluindo Gap, Banana Republic, Old Navy e Athleta.
Algodão certificado sustentável certificado pela Better Cotton Initiative
Segundo o site Triple Pundit, uma ação fundamental para se alcançar este objetivo é aumentar a compra de algodão certificado pela Better Cotton Initiative. A BTI foi criada em 2005, quando um grupo de experts em commodities se reunir em uma mesa redonda da WWF para pensar em soluções para a agricultura global.
Segundo a Gap, a empresa já comprou mais de 5 toneladas deste tipo de algodão desde 2016, o suficiente para fabricar 7,4 milhões de pares de jeans. Contudo, a empresa não revela que porcentagem do seu fornecimento de algodão equivale a “better cotton”.
Ao Triple Pundit, a marca afirmou ainda não saber ao certo que tipos de algodão sustentável irá comprar nos próximos quatro anos. Mas diz que, além de comprar algodão certificado pela BCI, também irá aumentar sua compra de algodão orgânico, algodão cultivado nos EUA e algodão reciclado.
Segundo Melissa Fifield, diretora sênior de inovação sustentável da Gap:
Nós consideramos que a nossa abordagem é uma abordagem de portfolio (…) Este objetivo irá exigir inovação adicional e novos desenvolvimentos das tecnologias atuais.
O algodão certificado pela BCI tem se tornado o padrão líder em fornecimento sustentável para a indústria da moda. Segundo a BCI, o volume de algodão produzido por seus agricultores tem crescido. E outras importantes marcas já compram deles, incluindo Timberland, H&M e Marks & Spencer. A Gap, contudo, não pretende depender apenas de um fornecedor e irá procurar outras alternativas.
Algodão reciclado: uma oportunidade e um desafio
Aumentar o uso de algodão reciclado também é importante, porém representa um desafio. Ainda que o uso desta matéria-prima venha aumentando – e que empresas como M&S, Levi’s and H&M incentivem seus clientes a reciclar peças de roupas usadas – a maior parte dos tecidos ainda acaba em aterros sanitários. Ainda assim, Fifield afirma que a Gap deve investir nesta fonte de suprimento:
E nós estamos determinados a ser ainda mais ambiciosos, pois gostaríamos de ver mais reciclagem de algodão acontecendo.
Sinais para o mercado
Na análise do Triple Pundit, o mais importante do compromisso da Gap é dar um sinal a cadeia de fornecimento da indústria de vestuário. Quando a marca e seus concorrentes demonstram que vão aumentar as suas compras de algodão sustentável, toda a cadeia produtiva entende que o mercado por essas fibras irá se desenvolver e que, ao longo dos anos, os custos destes materiais irá continuar a cair.
Aliando sustentabilidade à satisfação do consumidor
No final das contas, o maior desafio da marca é aliar as práticas sustentáveis na sua cadeia de produção com a satisfação dos clientes com seus produtos. Afinal, o uso de matéria-prima sustentável só será uma estratégia vencedora se os consumidores gostarem da qualidade dos produtos.
Fifield comenta que:
Muito disso se relaciona a coisas que temos ouvido de nossos clientes, sobre como eles gostariam que estas roupas fossem para eles (…) Em resumo, nós vemos esta inovação em como nós solucionamos os problemas dos nossos clientes, e como asseguramos que estamos entregando produtos melhores não apenas para o planeta, mas também para quem está comprando nossas compras?
Com informações do Triple Pundit
Foto: Mike Mozart/Flickr